Marco Martins suspende mandato por um mês na Câmara de Gondomar para assumir Transportes Metropolitanos do Porto

Marco Martins suspende mandato por um mês na Câmara de Gondomar para assumir Transportes Metropolitanos do Porto
Foto: Facebook Marco Martins
| Norte
Porto Canal/ Agências

O presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, anunciou esta sexta-feira que a suspensão das funções a partir de 31 de janeiro, para assumir a presidência a tempo inteiro da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), será válida por um mês.

Marco Martins (PS), que avançou à Lusa a 11 de janeiro a suspensão do mandato sem indicar por quanto tempo, anunciou esta sexta-feira na reunião do executivo do distrito do Porto que será válida por um mês, assinala o ponto 2 da Ordem de Trabalhos a que a Lusa teve acesso.

Por decisão do executivo, a saída de Marco Martins não implicará a entrada de nenhum novo vereador, ficando a partir de 01 de fevereiro o atual vice-presidente, Luís Filipe Araújo, com os pelouros que pertenciam ao presidente da autarquia, Obras Públicas, Proteção Civil e Segurança, situação que recebeu a abstenção do PSD e o voto a favor da CDU.

A empresa Transportes Metropolitanos do Porto foi formalmente constituída na segunda-feira e integrará as valências do TIP (a Transportes Intermodais do Porto), que gere o sistema Andante e as competências da Área Metropolitana do Porto em termos de mobilidade e transportes, gerindo também os contratos com os operadores da Unir.

A TMP começará a funcionar em pleno em 01 de fevereiro, esperando Marco Martins que a AMP possa, ainda este mês, na reunião do Conselho Metropolitano de 31 de janeiro, aprovar o contrato-programa com a TMP.

Aos jornalistas, após ter sido formalizada a escritura de constituição da TMP, disse que a prioridade "será pôr a Unir a cumprir os horários".

Marco Martins foi eleito em 27 de setembro, por unanimidade, presidente da TMP, obtendo os votos dos 12 autarcas presentes na reunião do Conselho Metropolitano.

O autarca assumiu a Câmara de Gondomar em 2013 e está atualmente no último mandato à frente da autarquia, não se podendo recandidatar a um próximo.

+ notícias: Norte

Autarca de Braga admite "passos" para a criação da área metropolitana do Minho

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, admitiu esta sexta-feira que estão a ser dados passos para a criação da área metropolitana do Minho e sublinhou que a região tem perdido financiamentos por não ter aquele estatuto.

Requalificação de Unidade de Saúde de Gondomar custa 3 milhões de euros e começa segunda-feira

As obras de requalificação e ampliação das instalações da Unidade de Saúde de Gondomar (São Cosme), arrancam na próxima semana, num investimento de três milhões de euros e uma duração prevista de 12 meses, revelou esta sexta-feira a câmara municipal.

Homem de 81 anos gravemente ferido após despiste de trator em Melgaço

Um homem de 81 asnos sofreu esta sexta-feira ferimentos graves na sequência do despiste do trator agrícola que conduzia, na freguesia de Paderne, concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, revelou o comandante dos bombeiros locais.