Requalificação de Unidade de Saúde de Gondomar custa 3 milhões de euros e começa segunda-feira

Requalificação de Unidade de Saúde de Gondomar custa 3 milhões de euros e começa segunda-feira
Foto: CM Gondomar
| Norte
Porto Canal/ Agências

As obras de requalificação e ampliação das instalações da Unidade de Saúde de Gondomar (São Cosme), arrancam na próxima semana, num investimento de três milhões de euros e uma duração prevista de 12 meses, revelou esta sexta-feira a câmara municipal.

Aquela unidade de saúde integra três Unidades de Saúde Familiar – Sete Caminhos, Monte Crasto e Renascer - e, durante o período em que durar a intervenção, os serviços continuarão a ser prestados em instalações provisórias, devidamente equipadas e localizadas nas imediações, assinala o comunicado da autarquia do distrito do Porto.

O projeto prevê a demolição integral do edifício da Unidade de Saúde Familiar Sete Caminhos, para dar lugar a uma nova infraestrutura, com três pisos, lê-se na nota de imprensa.

Segundo a autarquia, o futuro edifício contará com 37 gabinetes médicos e de enfermagem, dois gabinetes de saúde oral, salas dedicadas a análises clínicas, novas secretarias, espaços de espera mais confortáveis, salas de reuniões e áreas para tratamentos especializados, como radiologia digital e pequenas intervenções. Adicionalmente, o projeto inclui ainda a criação de mais de 20 lugares de estacionamento, garantindo melhores condições para utentes e profissionais de saúde.

A obra é financiada ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito da operação “Intervenção da Unidade de Saúde do Edifício USF Sete Caminhos, UFS Renascer, USF Monte Crasto, UCC Coração d’Ouro – Polo Gondomar”, refere o comunicado.

O início das obras será assinalado, na segunda-feira, pelas 11h00, numa cerimónia no local com a presença do presidente da autarquia, Marco Martins, e do presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Santo António, Paulo Barbosa, acrescenta.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.