Diana Ferreira é a candidata da CDU à Câmara do Porto nas Autárquicas
Porto Canal/ Agências
A psicóloga e ex-deputada da Assembleia da República (AR) Diana Ferreira, de 43 anos, vai ser a cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal do Porto nas eleições autárquicas deste ano, indicou esta quarta-feira esta coligação.
Em comunicado, a CDU (coligação PCP/PEV) destaca a “experiência acumulada” de Diana Ferreira como deputada do PCP pelo distrito do Porto em dois mandatos na Assembleia da República, referindo que esta é “conhecedora da realidade do país, da região e da cidade”.
“É uma candidata com provas dadas, que representa uma força renovada e determinada a dar continuidade ao trabalho ininterrupto e transformador da CDU na cidade do Porto. A força que faz falta”, lê-se no comunicado do anúncio de candidatura, que será apresentada no domingo, às 16:00, no edifício dos Paços do Concelho do Porto.
Licenciada em psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Diana Ferreira foi deputada no parlamento de setembro de 2014 a março de 2023.
Na nota, a coligação aponta que a candidatura da CDU “afirma-se como um projeto de esquerda para o Porto, alicerçado nos valores de Abril e sustentado pelos princípios de trabalho, honestidade e competência”.
A CDU indica que o seu projeto “reflete uma intervenção abrangente, que responde tanto às grandes como às pequenas questões da cidade, com uma abordagem centrada na proximidade e no diálogo direto com os portuenses, sejam eles trabalhadores, moradores, comerciantes, membros do movimento associativo, ou todos aqueles que vivem e trabalham no Porto”.
“Trata-se de um trabalho incansável, que tem sido crucial na resolução de problemas e na melhoria da qualidade de vida na cidade. Um trabalho que é preciso continuar”, acrescenta.
No parlamento, Diana Ferreira integrou a Comissão Parlamentar de Trabalho e Segurança Social, da qual foi vice-presidente e coordenadora do grupo parlamentar do PCP, a Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, a Comissão de Assuntos Europeus, nas quais assumiu também a responsabilidade de coordenadora do grupo parlamentar do PCP.
Diana Ferreira, enquanto autarca, foi eleita na Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia e na Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Gulpilhares e Valadares.
Atualmente, o concelho do Porto é liderado pelo independente Rui Moreira, que completará o seu terceiro mandato, não podendo recandidatar-se.
O executivo municipal é composto por seis eleitos do movimento de Rui Moreira, dois do PS, dois do PSD, um da CDU , um do Bloco de Esquerda e ainda uma vereadora independente, que foi eleita pelo PS.
As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro de 2025.