Unidade Local de Saúde de Braga já tem robô que vai ajudar nas cirurgias

Unidade Local de Saúde de Braga já tem robô que vai ajudar nas cirurgias
ULS Braga
| Norte
Porto Canal/Agências

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS Braga) recebeu o primeiro robô cirúrgico que será instalado no bloco operatório nos próximos dias e estará disponível para formação do corpo clínico ainda durante este mês, foi esta segunda-feira anunciado.

Em comunicado, a ULS diz que a primeira cirurgia com recurso àquela tecnologia deverá deverá acontecer no decorrer do primeiro semestre de 2025.

“O robô cirúrgico é composto por quatro braços giratórios e elevatórios, conectados a pinças de alta precisão que garantem uma abordagem segura e minimamente invasiva”, explica.

O procedimento é comandado por um cirurgião, que controla os movimentos dos braços do robô com as mãos e as funções das pinças através de pedais.

A câmara integrada oferece uma visualização detalhada e precisa do ato cirúrgico, permitindo que a equipa médica acompanhe o procedimento com total rigor.

"Este equipamento vai contribuir para a modernização da prática clínica da ULS Braga, para o reforço da capacidade de resposta às necessidades dos nossos utentes, e terá um impacto positivo na qualidade e eficácia dos cuidados que prestamos", refere a diretora clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Paula Vaz Marques.

A aquisição do robô cirúrgico é parte de uma estratégia mais ampla de melhoria das infraestruturas tecnológicas da ULS Braga, que inclui a compra de dois angiógrafos, duas ressonâncias magnéticas e uma tomografia axial computorizada (TAC).

O investimento global é de nove milhões de euros, com verba inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

+ notícias: Norte

Câmara do Porto lança concurso para construção de residência no quarteirão da Bainharia

A Câmara do Porto lançou esta segunda-feira um concurso público para a conceção, construção, exploração e manutenção de uma residência de estudantes de parte da unidade de intervenção do quarteirão da Bainharia, localizado no centro histórico.

Governo, REN e municípios estudam desvios de linha de alta tensão no Alto Minho

O Governo, a REN e os municípios do Alto Minho por onde passará a linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza) estão a estudar “pequenos desvios” para minimizar o “impacto” da obra, contestada localmente, foi esta segunda-feira divulgado.

Avenida do Douro na Régua deverá reabrir até ao próximo inverno

A reconstrução de um muro de suporte da Avenida do Douro, na Régua, representa um investimento de 7,3 milhões de euros e a obra deverá estar concluída até ao próximo inverno, foi esta segunda-feira anunciado.