Comunidade Intermunicipal de Aveiro exige fim das portagens na A25

Comunidade Intermunicipal de Aveiro exige fim das portagens na A25
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Norte
Porto Canal / Agências

A comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) reclamou esta sexta-feira a abolição das portagens na autoestrada A25 e a construção de variantes no Itinerário Complementar IC1 e na Estrada Nacional EN 109.

Em comunicado assinado pelo seu presidente, Joaquim Batista, a CIRA relembra que o troço da A25 entre a Ponte da Barra e o nó de Angeja, que continua a ter portagens, já estava construído antes da concessão.

Para a CIRA, não faz sequer sentido que o acesso rodoviário ao porto de Aveiro seja sujeito ao pagamento de portagens, penalizando as atividades económicas.

A CIRA salienta que “sempre defendeu o fim das portagens na A25 por considerar que esta via deveria ter um regime excecional, dado o seu caráter único na servidão rodoviária da ligação entre a Região de Aveiro e Castela / Leão, Espanha”.

“Não podemos aceitar e muito menos compreender as razões que possam justificar o facto da gratuitidade de circulação da A25 não se aplicar a toda a sua extensão, o que discrimina profunda e negativamente a população e a economia da região de Aveiro”, declara a CIRA.

No comunicado, a Comunidade Intermunicipal “exige que o Governo tome rapidamente posição sobre esta grave discriminação, assumindo a gratuitidade de circulação em toda a extensão da A25”.

Além disso, quer ver concretizadas as vias alternativas à EN109, entre Ovar e Vagos, “para que o tráfego recebido da [autoestrada] A17, A25 e A29 seja devidamente acolhido nessas zonas densamente povoadas”.

A construção de uma variante à EN1/IC1, nomeadamente na zona de Anadia e Águeda, é também reclamada por aquela entidade, sugerindo que seja feita aproveitando o corredor que esteve reservado para a A32.

A 1 de janeiro foram abolidas as portagens nas vias rápidas estruturantes do Interior e Algarve conhecidas como SCUT, após mais de 13 anos de luta das populações pela reposição do modelo inicial de financiamento destas estradas sem custos para o utilizador.

As portagens foram abolidas na A4 - Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 - Pinhal Interior, A22 - Algarve, A23 - Beira Interior, A24 - Interior Norte, A25 - Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho, esta última apenas nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

+ notícias: Norte

Coimbra na lista dos “52 sítios para ir em 2025” do The New York Times

A cidade de Coimbra integra a lista de “52 sítios para ir em 2025” escolhidos pelo jornal norte-americano The New York Times, como um lugar para escapar “às multidões” de Lisboa e Porto.

Caçador em estado grave após queda de 12 metros em Arcos de Valdevez

Um caçador de 53 anos sofreu “ferimentos graves” após cair “numa escarpa com cerca de 12 metros de altura”, na freguesia de Sistelo, em Arcos de Valdevez, revelam os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, nas suas redes sociais.

Sete tripulantes auxiliados após embarcação ficar sem propulsão ao largo de Aveiro

Sete tripulantes de uma embarcação de pesca costeira que ficou sem propulsão a cerca de 800 metros da entrada da barra de Aveiro foram auxiliados por tripulantes da Estação Salva-Vidas de Aveiro, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).