Câmara do Porto voltará a recomendar fim das portagens na A41 ao Governo

Câmara do Porto voltará a recomendar fim das portagens na A41 ao Governo
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
João Nogueira

A abolição das portagens na A41 (CREP) voltou a ser discutida na Assembleia Municipal do Porto, esta segunda-feira. Através da recomendação, a CDU expôs a indignação pelo facto de a via não estar incluída na lista de autoestradas sem portagens, feita pela Assembleia da República recentemente. A proposta, votada por pontos, foi aprovada por maioria dos partidos.

O problema não é novo e há muito que se fala sobre os constrangimentos de trânsito na VCI, causado pelos veículos que fogem das portagens em autoestradas como a A41.
Na proposta, a CDU argumenta que eliminar as portagens na A41 levaria muitos condutores a escolherem aquela via, reduzindo o congestionamento e os acidentes na VCI.

A proposta surge após a recente decisão da Assembleia da República em abolir portagens em várias autoestradas, mas não na A41. Mas não é nova.

Em novembro de 2023, a Assembleia Municipal do Porto aprovou instar o Governo a isentar os transportes pesados de mercadorias das portagens para diminuir o seu tráfego na VCI.

+ notícias: Porto

Avenida Gustavo Eiffel cortada e 31 ocorrências na cidade do Porto devido ao mau tempo

A avenida Gustavo Eiffel, na zona ribeirinha do Porto, foi encerrada ao trânsito, este sábado, em consequência das chuvas intensas que se têm sentido na cidade e que já originaram 31 ocorrências, informou a autarquia portuense.

Incêndio em prédio na zona da Foz deixa quatro desalojados

Um incêndio habitacional na rua de Diu, no Porto, que deflagrou na sexta-feira à noite, deixou quatro pessoas desalojadas, duas crianças, um idoso e um homem, confirmou fonte dos Sapadores do Porto ao Porto Canal. O apartamento ficou sem condições de habitabilidade.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.