Homem encaminhado por TVDE à esquadra após ter matado amigo em AL no Porto é julgado em fevereiro

Homem encaminhado por TVDE à esquadra após ter matado amigo em AL no Porto é julgado em fevereiro
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal/ Agências

O homem acusado de ter esfaqueado mortalmente um amigo num Alojamento Local (AL) no Porto e tentado desfazer-se do corpo junto da Foz do Sousa, em Gondomar, começa a ser julgado em fevereiro, revelou fonte judicial esta terça-feira.

A primeira audiência de julgamento está agendada para dia 18 de fevereiro às 09h30 no Tribunal São João Novo, no Porto, e servirá para o arguido, de 24 anos, prestar declarações, caso o pretenda.

Segundo a acusação, a que a Lusa teve acesso, a 16 de abril de 2024, o arguido e o amigo, ambos de nacionalidade estrangeira, viajaram juntos para o Porto e ficaram hospedados num AL na zona do Bonfim.

O suspeito, por razões não apuradas, terá decidido matar o amigo e desfazer-se do corpo tendo, para esse efeito, realizado pesquisas na Internet, acrescentou.

E, adiantou, “para garantir a fuga imediata” comprou uma viagem para a Holanda para 20 de abril.

No dia anterior, e para concretizar o plano que havia traçado, o arguido terá esfaqueado com uma faca de cozinha a vítima com múltiplos golpes na região da cabeça, tronco, braços e, em particular, no pescoço, sustentou a acusação.

Além disso, o suspeito terá ainda mordido a vítima no tórax, braço direito e arrancou-lhe ainda o polegar, especificou.

De acordo com a acusação, nessa mesma noite, o arguido comprou um saco de viagem de grandes dimensões para transportar o corpo, desfez-se dos pertences da vítima, limpou o apartamento, desligou as câmaras de videovigilância e, já de madrugada, solicitou o serviço de um TVDE para o levar até junto da Foz do Sousa, concelho de Gondomar, no distrito do Porto.

Posteriormente, o alegado homicida ofereceu uma recompensa ao motorista para se desfazer do corpo, mas este recusou e ao invés de o levar ao local pretendido transportou-o para a esquadra da PSP da Corujeira, no Porto, onde acabou detido, frisou.

O suspeito, acusado pelos crimes de homicídio qualificado, detenção de arma proibida e profanação de cadáver, está a aguardar julgamento em prisão preventiva – medida de coação mais gravosa.

+ notícias: Porto

Porto com mais de 20 ocorrências por inundações

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto registava esta quarta-feira, pelas 10h30, mais de duas dezenas de ocorrências devido a inundações causadas pelo mau tempo, disse à Lusa fonte daquele comando.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.