FC Porto (Hóquei em Patins): Campeões nacionais derrotados em Valongo. Crónica de jogo
Porto Canal
2025 não começou como desejado para os campeões nacionais de hóquei em patins. O FC Porto perdeu por 4-2 em Valongo e manteve-se com 24 pontos na liderança do campeonato, tantos como o Benfica e o Sporting, que têm menos um jogo disputado.
A entrada forte na partida foi imediatamente materializada com o primeiro golo. Após sofrer uma falta que resultou num cartão azul para João Almeida, Hélder Nunes (3m) assumiu a marcação do consequente livre direto e, depois de acertar no poste, brilhou na recarga ao inaugurar o marcador sem deixar a bola tocar no chão (1-0). Imediata foi também a resposta do Valongo, que devolveu o clássico à estaca zero com um desvio certeiro de Miguel Moura (4m).
Rafa saiu lesionado, o jogo abriu, sucederam-se oportunidades de parte a parte e a mais flagrante foi mesmo para o Valongo aos 22 minutos. Gonçalo Alves viu um cartão azul, Miguel Moura partiu para a marca de livre direto, mas Xavier Malián agigantou-se entre os postes e manteve o empate ao intervalo (1-1).
A segunda parte foi de má memória para os Dragões, que viram Kyllian Aguera progredir pela direita ao segundo minuto e festejar após o esférico ter desviado no stick de Hélder Nunes e entrado na baliza (2-1). João Almeida dilatou a vantagem dos da casa (3-1, 28m), que viriam a chegar ao quarto golo da tarde por intermédio de Carlos Ramos (4-1, 35m), logo após Ezequiel Mena acertar no poste da baliza de Gonçalo Bento.
Hélder Nunes, assistido por Edu Lamas, reduziu e voltou a dar esperança aos portistas presentes no Municipal valonguense aos 39 minutos, mas o 4-2 manteve-se até ao soar da buzina para o final do encontro.
Na próxima quinta-feira, os homens de Ricardo Ares deslocam-se à Catalunha para defrontar o Reus na 5.ª jornada da Liga dos Campeões (20h00, Porto Canal).
FICHA DE JOGO
VALONGO-FC PORTO, 4-2
Campeonato Nacional, 10.ª jornada
4 de janeiro de 2025
Pavilhão Municipal de Valongo
Árbitros: Manuel Fernandes e Miguel Matos
VALONGO: Gonçalo Bento (g.r.), Francisco Silva, Kyllian Aguera (cap.), Carlos Ramos e João Almeida
Suplentes: Afonso Venda (g.r.), João Lima, Miguel Moura, João Maló e Gabriel Azevedo
Treinador:
FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Rafa, Carlo Di Benedetto, Gonçalo Alves (cap.) e Hélder Nunes
Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Tomás Santos, Telmo Pinto, Edu Lamas e Ezequiel Mena
Treinador: Ricardo Ares
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Hélder Nunes (3m e 39m), Miguel Moura (4m), Kyllian Aguera (27m), João Almeida (28m), Carlos Ramos (35m)