FC Porto: Terceiro round em Leiria
Porto Canal
O terceiro duelo da temporada entre FC Porto e Sporting joga-se esta terça-feira, a partir das 19h45, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa (SIC). Depois da vitória portista na Supertaça (4-3) e do triunfo sportinguista na quarta jornada (2-0), os dois conjuntos voltam a medir forças na meia-final da Taça da Liga - competição que os de Alvalade venceram quatro vezes e os da Invicta uma, em 2023.
Ver esta publicação no Instagram
Os Dragões chegam a Leiria oriundos da Madeira, onde disputaram menos de 14 minutos do encontro frente ao CD Nacional no mesmo dia em que o Sporting empatou em Guimarães (4-4). Nos 251 clássicos anteriores, o FC Porto venceu 93, empatou 73 e perdeu 85, marcando 339 golos e sofrendo 353. Na Taça da Liga o registo é favorável aos lisboetas: duas vitórias, três empates e uma derrota.
Na antevisão de um daqueles “jogos com cariz muito próprios”, frente a um rival “à imagem do seu treinador”, Vítor Bruno assegurou que “a expectativa é a mesma de sempre” e que o objetivo passa por “ganhar para estar na final”: “A expectativa é a mesma de sempre num clube como o FC Porto. É uma competição que queremos muito ganhar, é um objetivo da época, que surge num momento em que a equipa está numa boa fase”.
Seguro de que “em 96 horas é perfeitamente possível recuperar a fadiga dos jogadores” e de que o desafio “vai exigir estar a um nível muito alto”, o técnico lembra que “neste tipo de jogos não chega o talento, é preciso compromisso” e que “um clássico eleva sempre o jogo para outro patamar de intensidade, de um lado emocional muito patente, são duas equipas fortes que gostam de se bater uma com a outra e que se conhecem bem”.
“Queremos muito jogar e ganhar, sabemos que vai ser difícil, para o Sporting também será difícil, vão olhar para nós com total respeito como nós também olhamos para o lado de lá, temos de ir a jogo com tudo”, acrescenta o timoneiro para quem “o trabalho tem de ser construído de forma progressiva, sustentada e bem feita, com ideias concretas”.
O leiriense António Nobre foi o juiz nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, que escolheu André Narciso como VAR. Em contraponto com os lesionados Francisco Moura e Marko Grujic, Nico González cumpriu castigo no campeonato e está de volta às opções de Vítor Bruno.
A concentração dos adeptos do FC Porto está marcada para o Jardim da Almuinha Grande, junto à escultura “Futuro”, de onde seguirão para o Estádio.