Câmara de Águeda diz que árvores em escola foram abatidas por razões de segurança

Câmara de Águeda diz que árvores em escola foram abatidas por razões de segurança
CM Águeda
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Águeda afirmou esta segunda-feira que removeu quatro árvores “doentes” do recreio da Escola Básica Fernando Caldeira, por apresentarem risco de queda.

“As árvores tinham graves problemas fitossanitários, estavam ocas por dentro e apresentavam risco de fratura e queda”, justifica a autarquia do distrito de Aveiro, em comunicado.

Segundo a câmara, a direção da escola sinalizou três choupos adultos e um pinheiro manso que estavam a causar preocupação, com problemas fitossanitários.

“Verificada a situação de perigo, as árvores foram removidas pelos serviços municipais, com acompanhamento de técnicos especializados, para controlar o derrube das árvores”, explica.

A Câmara de Águeda garante que eram árvores “em fim de vida útil, que estavam ‘doentes’ e secas, para as quais já não havia recuperação possível”.

“A segurança das pessoas e das nossas crianças, neste caso, está e estará sempre em primeiro lugar”, justificou Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda.

O autarca anunciou que, na sequência da intervenção, a Câmara vai plantar 16 novas árvores no talude do recreio da Escola Básica Fernando Caldeira.

“A par desta ação, vão ser plantadas em breve, nos espaços urbanos do concelho, centenas de árvores, promovendo a sustentabilidade e equilíbrio ambiental”, garantiu.

+ notícias: Norte

Aurora boreal pinta de rosa céus do Norte na primeira noite de 2025

Uma aurora boreal foi avistada, na noite desta quarta-feira, nos céus do Norte e Centro de Portugal. Os registos em tons de roxo ou rosa estão a ser partilhados por internautas nas redes sociais.

Orquestras portuguesas celebram Ano Novo com valsas, polcas, marchas e algumas surpresas

Dezenas de concertos de diferentes orquestras celebram esta quarta-feira, e durante as próximas duas semanas, o Novo Ano, em concelhos de todo o país, sobretudo com programas preenchidos com as habituais valsas, polcas, marchas e aberturas de opereta, mas há exceções.

Quatro distritos do Norte sob aviso laranja até quinta-feira devido a nevoeiro

Os distritos de Viseu, Bragança, Guarda e Vila Real continuam sob o aviso laranja até quinta-feira devido ao nevoeiro, afirmou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).