Petição quer tornar a VCI em avenida urbana e proibir pesados

Petição quer tornar a VCI em avenida urbana e proibir pesados
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Um grupo de cidadãos da área Metropolitana do Porto lançou uma petição pública com o desejo de “transformar a Via de Cintura Interna (VCI) numa avenida urbana acessível, segura e amiga do ambiente”. Petição online conta já com centenas de assinaturas.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

O principal objetivo desta iniciativa passa por “desclassificar esta importante via como sendo autoestrada, proibir a circulação de veículos pesados e passá-la à competência dos municípios”.

Após a transferência de competências, os promotores da iniciativa defendem que os municípios devem “redesenhar todo o seu trajeto, introduzindo áreas verdes, espaços públicos e instalações de lazer ao longo da avenida, promovendo um ambiente mais agradável, inserindo-o na malha urbana de forma a deixar de ser uma barreira intransponível e passar a ser cidade”, pode ler-se.

Outro dos objetivos passa também por “incentivar o uso do transporte público, caminhadas e ciclismo, reduzindo a dependência de veículos particulares”, além de “envolver a comunidade local, especialistas em planeamento urbano e outras partes interessadas no processo de transformação”.

Leia a petição na íntegra:

"Nós, cidadãos da área Metropolitana do Porto, preocupados com o desenvolvimento urbano sustentável e a qualidade de vida nas cidades de Porto, Gaia, Matosinhos, Maia e, Gondomar vimos através desta petição expressar nosso desejo de transformar a Via de Cintura Interna (VCI) numa avenida urbana acessível, segura e amiga do ambiente.
A VCI é uma importante via de tráfego, os números mais recentes apontam para um uso de cerca de 375 mil veículos ligeiros, aos quais somam-se mais 15 mil de pesados que, diariamente, utilizam um troço da VCI. Estes motivos representam um impacto muito negativo e significativo nestas cidades. A alta velocidade do tráfego, a poluição visual e ambiental do ar e, a fragmentação dos tecidos urbanos são algumas das preocupações que enfrentamos diariamente. A transformação da VCI numa avenida urbana beneficiaria a todos, criando um ambiente mais saudável, acessível e agradável para moradores e visitantes.
O Objectivo pretendido é o de desclassificar esta importante via como sendo auto-estrada, proibir a circulação de veículos pesados e, passá-la à competência dos Municípios, que deverão:
• Redesenhar todo o seu trajecto, introduzindo áreas verdes, espaços públicos e instalações de lazer ao longo da avenida, promovendo um ambiente mais agradável, inserindo-o na malha urbana de forma a deixar de ser uma barreira intransponível e passar a ser cidade;
• Incentivar o uso do transporte público, caminhadas e ciclismo, reduzindo a dependência de veículos particulares.
• Envolver a comunidade local, especialistas em planeamento urbano e outras partes interessadas no processo de transformação.
Ao assinar esta petição, expressamos nosso forte apoio à transformação da VCI numa avenida urbana que priorize a segurança, sustentabilidade e qualidade de vida de seus habitantes, porque com a implementação destas medidas e com o decréscimo da velocidade, automaticamente deixará de ser utilizada como transito intermunicipal, o que irá reduzir os impactos ambientais.
Instamos as autoridades Municipais e Nacionais, a considerarem nossas preocupações e tomarem medidas concretas para tornar esta visão uma realidade."

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

O executivo da Câmara do Porto vai votar, na quarta-feira, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando da taxa de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Pedro Duarte entrega Chaves da Cidade do Porto a Presidente de Moçambique

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, entregou, esta terça-feira, as Chaves da Cidade ao Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, salientando que a atual estabilidade política portuguesa é propícia ao fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Avião declara emergência após tentar aterrar no Porto

Um avião da Easyjet com destino ao Porto declarou emergência depois de duas tentativas de aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.