Petição quer tornar a VCI em avenida urbana e proibir pesados

Petição quer tornar a VCI em avenida urbana e proibir pesados
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Um grupo de cidadãos da área Metropolitana do Porto lançou uma petição pública com o desejo de “transformar a Via de Cintura Interna (VCI) numa avenida urbana acessível, segura e amiga do ambiente”. Petição online conta já com centenas de assinaturas.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

O principal objetivo desta iniciativa passa por “desclassificar esta importante via como sendo autoestrada, proibir a circulação de veículos pesados e passá-la à competência dos municípios”.

Após a transferência de competências, os promotores da iniciativa defendem que os municípios devem “redesenhar todo o seu trajeto, introduzindo áreas verdes, espaços públicos e instalações de lazer ao longo da avenida, promovendo um ambiente mais agradável, inserindo-o na malha urbana de forma a deixar de ser uma barreira intransponível e passar a ser cidade”, pode ler-se.

Outro dos objetivos passa também por “incentivar o uso do transporte público, caminhadas e ciclismo, reduzindo a dependência de veículos particulares”, além de “envolver a comunidade local, especialistas em planeamento urbano e outras partes interessadas no processo de transformação”.

Leia a petição na íntegra:

"Nós, cidadãos da área Metropolitana do Porto, preocupados com o desenvolvimento urbano sustentável e a qualidade de vida nas cidades de Porto, Gaia, Matosinhos, Maia e, Gondomar vimos através desta petição expressar nosso desejo de transformar a Via de Cintura Interna (VCI) numa avenida urbana acessível, segura e amiga do ambiente.
A VCI é uma importante via de tráfego, os números mais recentes apontam para um uso de cerca de 375 mil veículos ligeiros, aos quais somam-se mais 15 mil de pesados que, diariamente, utilizam um troço da VCI. Estes motivos representam um impacto muito negativo e significativo nestas cidades. A alta velocidade do tráfego, a poluição visual e ambiental do ar e, a fragmentação dos tecidos urbanos são algumas das preocupações que enfrentamos diariamente. A transformação da VCI numa avenida urbana beneficiaria a todos, criando um ambiente mais saudável, acessível e agradável para moradores e visitantes.
O Objectivo pretendido é o de desclassificar esta importante via como sendo auto-estrada, proibir a circulação de veículos pesados e, passá-la à competência dos Municípios, que deverão:
• Redesenhar todo o seu trajecto, introduzindo áreas verdes, espaços públicos e instalações de lazer ao longo da avenida, promovendo um ambiente mais agradável, inserindo-o na malha urbana de forma a deixar de ser uma barreira intransponível e passar a ser cidade;
• Incentivar o uso do transporte público, caminhadas e ciclismo, reduzindo a dependência de veículos particulares.
• Envolver a comunidade local, especialistas em planeamento urbano e outras partes interessadas no processo de transformação.
Ao assinar esta petição, expressamos nosso forte apoio à transformação da VCI numa avenida urbana que priorize a segurança, sustentabilidade e qualidade de vida de seus habitantes, porque com a implementação destas medidas e com o decréscimo da velocidade, automaticamente deixará de ser utilizada como transito intermunicipal, o que irá reduzir os impactos ambientais.
Instamos as autoridades Municipais e Nacionais, a considerarem nossas preocupações e tomarem medidas concretas para tornar esta visão uma realidade."

+ notícias: Porto

Moreira diz que município "nem sequer existia" num "mundo ideal "para os operadores de tuk-tuks 

O presidente da Câmara do Porto afirmou esta segunda-feira que os empresários dos 'tuk-tuks' têm “todo o direito” de estarem preocupados quanto às restrições de circulação em nove ruas do centro, mas defendeu que cabe ao executivo "regular a cidade".

PSD pede auditoria a contratos celebrados nos últimos seis meses pela Porto Digital

A vereação do PSD enviou esta segunda-feira um requerimento ao presidente da Câmara do Porto para que seja realizada uma auditoria aos contratos celebrados nos últimos seis meses pela Porto Digital, entidade presidida pelo vice-presidente.

Executivo do Porto rejeita voto de protesto da CDU às medidas do Governo para a VCI

O executivo da Câmara Municipal do Porto rejeitou, por maioria, o voto de protesto apresentado pela CDU às medidas do Governo para tentar reduzir o tráfego na Via de Cintura Interna (VCI).