Bloco de Esquerda questiona Governo sobre encerramento de fábrica de confeções em Lousada
Porto Canal / Agências
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre o encerramento da empresa LEUMAN – Confeções, Unipessoal, Lda., situada em Lousada, que deixará sem trabalho 90 pessoas, anunciou esta sexta-feira o partido.
“O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda teve conhecimento que estas trabalhadoras foram surpreendidas anteontem, dia 04 de dezembro, com o corte propositado da energia elétrica e, simultaneamente, com informação de que aquele seria o seu último dia de trabalho naquela unidade fabril”, lê-se num comunicado enviado à Lusa.
Refere-se ainda no documento que “a empresa comunicou por escrito que a mesma vai encerrar, tendo sido dadas instruções para iniciar o procedimento de insolvência”.
Segundo o BE, as trabalhadoras concentraram-se na quinta-feira, em protesto, à porta da fábrica, “sem quaisquer documentos que garantam que os seus direitos vão ser atempadamente cumpridos”.
Na exposição ao Governo, através do deputado José Soeiro, o partido questiona se tem conhecimento da situação e qual o acompanhamento que tem dado.
Pretende-se ainda saber se o executivo está disponível para procurar, junto da empresa, uma solução que possa manter os postos de trabalho.
A Lusa tentou ouvir a empresa e o Sindicato dos Trabalhadores dos Sectores Têsteis, Vestuário, Calçado e Curtumes do Distrito do Porto, mas tal não foi possível até ao momento.