Há 70 anos que rabanada poveira faz parte da mesa de natal no Norte

Há 70 anos que rabanada poveira faz parte da mesa de natal no Norte
| Norte
Porto Canal

Com mais de sete décadas de história, a rabanada poveira é considerada um dos doces de referência na Póvoa de Varzim. A receita é elaborada com ingredientes acessíveis da comunidade piscatória e é uma das opções para a mesa de Natal dos habitantes desta região Norte.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Criada nos anos 50, por Leonardo da Mata, o produto surgiu com o intuito de ser uma solução “para as sobras do pão, o chamado bijou ou molete”, informa a autarquia local no seu sítio oficial.

Esta é uma receita elaborada com ingredientes acessíveis (pão, leite, ovos, açúcar e canela) e que, inicialmente, se enquadrou “numa população cujas raízes não se sustentavam na abundância”. Atualmente, a iguaria pode ser “incorporada na gastronomia e singeleza da vida quotidiana”.

Este doce sobreviveu à morte do seu “criador” e nos dias de hoje é possível encontrá-lo na ementa de muitos restaurantes da cidade de Póvoa de Varzim.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.