Há 70 anos que rabanada poveira faz parte da mesa de natal no Norte

Há 70 anos que rabanada poveira faz parte da mesa de natal no Norte
| Norte
Porto Canal

Com mais de sete décadas de história, a rabanada poveira é considerada um dos doces de referência na Póvoa de Varzim. A receita é elaborada com ingredientes acessíveis da comunidade piscatória e é uma das opções para a mesa de Natal dos habitantes desta região Norte.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Criada nos anos 50, por Leonardo da Mata, o produto surgiu com o intuito de ser uma solução “para as sobras do pão, o chamado bijou ou molete”, informa a autarquia local no seu sítio oficial.

Esta é uma receita elaborada com ingredientes acessíveis (pão, leite, ovos, açúcar e canela) e que, inicialmente, se enquadrou “numa população cujas raízes não se sustentavam na abundância”. Atualmente, a iguaria pode ser “incorporada na gastronomia e singeleza da vida quotidiana”.

Este doce sobreviveu à morte do seu “criador” e nos dias de hoje é possível encontrá-lo na ementa de muitos restaurantes da cidade de Póvoa de Varzim.

+ notícias: Norte

Munícipes de Viana do Castelo contra superfície comercial em zona residencial

Cerca de 300 moradores no lugar da Cova, freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, manifestaram-se esta sexta-feira contra a construção de uma superfície comercial, por considerarem que, no Plano Diretor Municipal (PDM), a zona está destinada a residências.

Ex-diretor da Câmara de Espinho nega pressões para favorecer privados

O antigo diretor da Câmara de Espinho Pedro Castro e Silva, arguido no processo Vórtex, negou esta sexta-feira ter sido pressionado para atuar em benefício de interesses particulares, nomeadamente nos processos urbanísticos da construtora Pessegueiro.

Ponte de Lima apresentou planos para defender e aproveitar potencial da floresta

Defender a floresta de Ponte de Lima, que ocupa 60% do território do concelho, e aproveitar, economicamente, o potencial daquela mancha verde são os objetivos dos planos apresentados na Feira do Ambiente e Ambientes.