Há 70 anos que rabanada poveira faz parte da mesa de natal no Norte

Há 70 anos que rabanada poveira faz parte da mesa de natal no Norte
| Norte
Porto Canal

Com mais de sete décadas de história, a rabanada poveira é considerada um dos doces de referência na Póvoa de Varzim. A receita é elaborada com ingredientes acessíveis da comunidade piscatória e é uma das opções para a mesa de Natal dos habitantes desta região Norte.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Criada nos anos 50, por Leonardo da Mata, o produto surgiu com o intuito de ser uma solução “para as sobras do pão, o chamado bijou ou molete”, informa a autarquia local no seu sítio oficial.

Esta é uma receita elaborada com ingredientes acessíveis (pão, leite, ovos, açúcar e canela) e que, inicialmente, se enquadrou “numa população cujas raízes não se sustentavam na abundância”. Atualmente, a iguaria pode ser “incorporada na gastronomia e singeleza da vida quotidiana”.

Este doce sobreviveu à morte do seu “criador” e nos dias de hoje é possível encontrá-lo na ementa de muitos restaurantes da cidade de Póvoa de Varzim.

+ notícias: Norte

Todos os suspeitos de agredir casal e raptar duas crianças em Gondomar vão a julgamento

Os nove arguidos acusados de em 2024 terem sequestrado e agredido um casal e raptado duas crianças, netos de uma das vítimas, em Gondomar, foram pronunciados para julgamento, informou a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.