Multidão encheu a Avenida dos Aliados para ver as luzes de Natal
Porto Canal com Lusa
Este sábado, arrancou a programação de Natal do Porto. Milhares de portuenses juntaram-se na Avenida dos Aliados para assistirem ao acender das luzes que ligaram pelas 18h00.
Ver esta publicação no Instagram
O momento contou com uma projeção de video mapping na fachada da Câmara Municipal, neve artificial e um espetáculo de fogo de artifício. Meia hora depois da magia de Natal, pelas 18h30, o músico Fernando Daniel estreou o palco da Avenida dos Aliados. Por lá, passaram também Marisa Liz e Rodrigo Leão.
Este ano, programação da época natalícia estende-se por 94 arruamentos, sendo que 98% da iluminação é composta por tecnologia LED de alta eficiência.
A par dos concertos, este Natal, o “ponto de encontro” situa-se no Jardim de João Chagas e no Largo do Amor de Perdição, espaço que acolhe o Mercado de Natal.
O local acolhe também a tradicional pista de gelo e o carrossel parisiense. O acesso a estes divertimentos é livre, sendo necessário o levantamento de bilhete junto dos locais.
As luzes de Natal ficarão ligadas até 06 de janeiro, sendo que de domingo a quinta-feira estarão acesas entre as 17h30 e 23h00, e às sextas, sábados e vésperas de feriado até à meia-noite.
O presidente da Câmara Municipal não faltou à inauguração da iluminação natalícia. Rui Moreira enalteceu a importância da iniciativa "para as famílias, crianças e cultura".
"É um momento de paz e tranquilidade para a cidade, ainda por cima, o São Pedro deu uma ajudinha. Estou muito contente", exclamou o autarca que espera que as atividades estimadas ajudem " o comércio tradicional do Porto, que tem sofrido muito com as obras do metro".
À semelhança dos últimos anos, o município celebrou um contrato para apoiar a Associação dos Comerciantes do Porto na realização da iluminação de Natal, tendo o executivo aprovado por unanimidade atribuir um apoio financeiro, no montante máximo, de 700 mil euros, mais 50 mil euros do que em 2023.
A par deste apoio, o município investiu, através da empresa municipal Ágora, cerca de 127 mil euros na restante programação da quadra, de acordo com a informação disponível no portal Base.
Dos cerca de 126 mil euros, 32.355 euros dizem respeito ao Mercado de Natal, 64.600 euros à pista de gelo e 30.000 ao carrossel parisiense.