Trabalhadores do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social em greve por valorização da carreira

Trabalhadores do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social em greve por valorização da carreira
| País
Porto Canal/Agências

Os trabalhadores do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) estão esta quarta-feira em greve, reclamando a integração de todos os funcionários no sistema de recompensa do desempenho daquele organismo.

Convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA), a greve é acompanhada de uma concentração de trabalhadores frente ao Ministério do Trabalho, em Lisboa, “para exigir da ministra Maria do Rosário Ramalho que sejam tomadas medidas” para a integração de todos os trabalhadores no sistema de recompensa do desempenho, previsto na Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas.

A greve decorre entre as 08h00 e as 20h00, estando a concentração agendada para as 10h30, na praça de Londres.

Em comunicado enviado à comunicação social, os trabalhadores exigem “o fim da injustiça que dura há mais de cinco anos” e “a valorização das funções e das carreiras”, apontando a ausência de avanços e de compromisso da tutela com uma resposta a esta reivindicação.

“A cobrança de dívida é o resultado de um trabalho que envolve todos os departamentos do IGFSS, I.P, sendo da mais elementar justiça a aplicação do princípio da igualdade consagrado na Constituição da República Portuguesa a todos os trabalhadores, independentemente do departamento ou da carreira a que pertencem”, defende o sindicato.

+ notícias: País

Rui Rocha diz que imigração é necessária para o país mas deve ser regulada

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, afirmou que a imigração é necessária para Portugal, nomeadamente para colmatar a falta de mão-de-obra, mas deve ser regulada, em defesa dos interesses quer dos imigrantes, quer do país.

Pesca de bacalhau em zona junto ao Canadá reabre após 32 anos, anuncia ministro

O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, anunciou a reabertura, após 32 anos, de uma zona pesca de bacalhau junto ao Canadá, e garante que os dados científicos atuais contrariam a proposta de corte no goraz.

Receitas de bilheteira dos espetáculos ao vivo em 2023 batem recorde de 2022

As receitas de bilheteira dos espetáculos ao vivo renderam quase 190 milhões de euros no ano passado, mais 28,5% do que em 2022, ano que já atingira o maior valor desde 1979, graças principalmente ao aumento da procura.