Teresa Santos: “Renovámos o nosso compromisso de adotar práticas sustentáveis em todas as nossas operações”
Porto Canal
Como não poderia deixar de ser, o FC Porto está representado no COP29, a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima que está a decorrer em Baku, a capital do Azerbaijão. Teresa Santos, a responsável pela área de Sustentabilidade do clube, garantiu que este “reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, reconhecendo-a como uma responsabilidade central e uma oportunidade única para liderar pelo exemplo”.
Revelando que o FC Porto estabeleceu a meta “de reduzir em 55% as emissões de gases com efeito de estufa até 2030”, Teresa Santos destacou também o facto de os azuis e brancos se terem juntado à “Aliança de Clubes de Futebol pelo Clima, lançada aqui no COP29”, esperando contar com “o envolvimento ativo dos nossos parceiros e adeptos em práticas mais sustentáveis”. “Juntos, com parceiros e adeptos, transformaremos os desafios climáticos em oportunidades de inovação e resiliência, deixando um legado de responsabilidade ambiental e impacto social positivo para as próximas gerações”, acrescentou.
Teresa Santos (responsável pela área da Sustentabilidade do FC Porto)
“O FC Porto reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, reconhecendo-a como uma responsabilidade central e uma oportunidade única para liderar pelo exemplo. Hoje, no COP29, renovámos o nosso compromisso de adotar práticas sustentáveis em todas as nossas operações. Estabelecemos a meta de reduzir em 55% as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, refletindo a nossa determinação em enfrentar os desafios ambientais com ações concretas e transformadoras. Para isso, estamos a trabalhar no desenvolvimento do nosso roteiro para a descarbonização, que incluirá medidas estratégicas como as Comunidades de Energia, a otimização na gestão dos recursos e o envolvimento ativo dos nossos parceiros e adeptos em práticas mais sustentáveis. Este processo em curso demonstra o nosso empenho em adotar soluções práticas e eficazes que garantam um impacto ambiental positivo e duradouro. Ao integrar a Aliança de Clubes de Futebol pelo Clima, lançada aqui no COP29, o FC Porto reforça a sua posição de liderança no desporto sustentável. Adicionalmente, a adesão à iniciativa das Nações Unidas ‘Sports for Climate Action Framework’ sublinha o nosso compromisso em alinhar esforços com a comunidade global, implementando ações concretas para mitigar as alterações climáticas e construir um futuro mais sustentável. Estamos convictos de que o futuro do desporto e a preservação do planeta estão intrinsecamente ligados. Juntos, com parceiros e adeptos, transformaremos os desafios climáticos em oportunidades de inovação e resiliência, deixando um legado de responsabilidade ambiental e impacto social positivo para as próximas gerações.”