INEM assegura que atendimento, triagem e acionamento de meios estão a funcionar

INEM assegura que atendimento, triagem e acionamento de meios estão a funcionar
INEM
| Norte
Porto Canal / Agências

O INEM assegurou esta quinta-feira que o atendimento, triagem e acionamentos de meios de socorro estão a funcionar, não existindo, neste momento, chamadas em espera, após organizações terem alertado para constrangimentos no sistema informático.

“Qualquer alteração destas circunstâncias será comunicada às populações, como é habitual, dentro da política de transparência que o INEM sempre segue”, afirma o Instituto Nacional de Emergência Médica num comunicado divulgado às 11h50.

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) disse esta quinta-feira que o sistema informático do INEM estava com constrangimentos em Coimbra e no Porto, mas sublinhou que os problemas não atrasam o atendimento nem o socorro.

Também a APROSOC – Associação de Proteção Civil alertou para esta situação em comunicado: “O sistema informático que suporta o funcionamento digital dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM acaba de colapsar uma vez mais”.

O INEM recorda a importância de uma utilização responsável do Número Europeu de Emergência 112, que deve ser contactado apenas em situações de emergência, para garantir que os recursos estejam disponíveis para quem realmente precisa.

Para outras situações, os cidadãos devem contactar o SNS24 através do número 808 24 24 24.

+ notícias: Norte

Casa de Luís Filipe Menezes "selvaticamente assaltada e vandalizada" durante tomada de posse em Gaia

A casa de Luís Filipe Menezes terá sido assaltada durante a cerimónia oficial da sua tomada de posse como presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, que ocorreu na passada terça-feira, revelou o autarca nas redes sociais.

Lar que ardeu em Mirandela reabre até início de 2026

O lar da Misericórdia de Mirandela que ardeu a 16 de agosto, causando a morte a sete idosos, começou a ser requalificado esta semana e deverá reabrir até ao início de 2026, revelou, esta quinta-feira, o provedor da instituição.

PJ faz buscas nos bombeiros de Vieira do Minho para investigar contas

A Polícia Judiciária (PJ) fez esta quinta-feira buscas nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, distrito de Braga, no âmbito de uma investigação às contas daquela associação humanitária, disse fonte daquela força.