Reabilitação da Ponte de Fão avança a todo o gás
Porto Canal com Lusa
Os trabalhos de reabilitação da Ponte de Fão, sobre o rio Cávado, prosseguem a todo o gás com a “aplicação de uma nova proteção superficial em toda a estrutura metálica do tabuleiro e intervenção subaquática de reforço e proteção dos pilares”, informou a Infraestruturas de Portugal (IP), esta quarta-feira, através das redes sociais.
Ver esta publicação no Instagram
A empreitada foi consignada em junho do ano passado, envolvendo um investimento superior a 2,5 milhões de euros, tendo em vista a “reposição integral das condições de segurança e circulação na ligação rodoviária”.
A intervenção contempla a reabilitação da estrutura metálica do tabuleiro e dos aparelhos de apoio, a reabilitação do embasamento dos sete pilares e o alteamento dos guarda-corpos metálicos do passeio. Inclui ainda a substituição das guardas de segurança e respetivas fixações, a reabilitação de pilares, encontros e muros em alvenaria e a impermeabilização e repavimentação do tabuleiro.
Numa fase inicial, ainda em 2023, foram executados os trabalhos que não interferiam com a parte superior do tabuleiro. Agora, decorrem os trabalhos de reabilitação da estrutura que interferem com a plataforma rodoviária e que obrigam à implementação de constrangimentos à circulação.
A ponte de Fão foi inaugurada em 1892 para fazer a travessia entre Esposende e Fão, sobre o rio Cávado.