Reabilitação da Ponte de Fão avança a todo o gás

Reabilitação da Ponte de Fão avança a todo o gás
Infraestruturas de Portugal
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os trabalhos de reabilitação da Ponte de Fão, sobre o rio Cávado, prosseguem a todo o gás com a “aplicação de uma nova proteção superficial em toda a estrutura metálica do tabuleiro e intervenção subaquática de reforço e proteção dos pilares”, informou a Infraestruturas de Portugal (IP), esta quarta-feira, através das redes sociais.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A empreitada foi consignada em junho do ano passado, envolvendo um investimento superior a 2,5 milhões de euros, tendo em vista a “reposição integral das condições de segurança e circulação na ligação rodoviária”.

A intervenção contempla a reabilitação da estrutura metálica do tabuleiro e dos aparelhos de apoio, a reabilitação do embasamento dos sete pilares e o alteamento dos guarda-corpos metálicos do passeio. Inclui ainda a substituição das guardas de segurança e respetivas fixações, a reabilitação de pilares, encontros e muros em alvenaria e a impermeabilização e repavimentação do tabuleiro.

Numa fase inicial, ainda em 2023, foram executados os trabalhos que não interferiam com a parte superior do tabuleiro. Agora, decorrem os trabalhos de reabilitação da estrutura que interferem com a plataforma rodoviária e que obrigam à implementação de constrangimentos à circulação.

A ponte de Fão foi inaugurada em 1892 para fazer a travessia entre Esposende e Fão, sobre o rio Cávado.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar "está a analisar" contrato com a STCP até 2034

A Câmara de Gondomar "está a analisar" o contrato de serviço público com a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), que deverá entrar em vigor em janeiro, tendo já sido aprovado ou agendada votação pelos restantes municípios acionistas.

Metro do Porto com circulação suspensa entre Santo Ovídio e Vila D’Este

A circulação de composições de metro entre Santo Ovídio e Vila D’ Este em Vila Nova de Gaia estará interrompida, em ambos os sentidos, na noite de sábado e na manhã deste domingo, informou a Metro do Porto em comunicado enviado às redações.

Tentativa de assalto faz um morto em Vila Real e deixa militar da GNR em estado grave

Uma tentativa de assalto falhada a uma gasolineira em Vila Real causou, esta madrugada, um morto e feriu gravemente um militar da GNR, que tentou impedir o crime, disseram fontes da Proteção Civil e da Guarda à Lusa.