Projeto leva a arte a bairros sociais de Vila Real para crianças, jovens e idosos

Projeto leva a arte a bairros sociais de Vila Real para crianças, jovens e idosos
Munícipio de Vila Real
| Norte
Porto Canal / Agências

O projeto “Arte no bairro”, que decorre em novembro, vai levar artistas ligados à ilustração, pintura e cerâmica a dois bairros sociais de Vila Real e promover o acesso às artes a crianças, jovens e idosos.

“Vamos proporcionar o contacto com a arte. A ideia é ajudá-los a desenvolver o processo criativo, perceber como funciona o processo criativo, sensibilizá-los para a arte e pô-los em contacto com algo diferente do habitual”, afirmou esta quarta-feira à agência Lusa a vereadora da Cultura da Câmara de Vila Real, Mara Minhava.

O projeto resulta de uma parceria entre a Cultura a Dentro – Associação Juvenil e Cultural e o município de Vila Real e vai desenvolver-se nos bairros da Araucária e da Telheira, onde decorrem, respetivamente, os projetos “O meu bairro é top” e “+Social”.

A associação Cultura a Dentro realçou que, através das quatro atividades programadas para o mês de novembro, se pretende “fomentar a expressão individual e coletiva, ajudar no desenvolvimento do processo criativo dos participantes, fortalecer vínculos comunitários, promover o bem-estar comunitário e o convívio intergeracional através da arte”.

“O nosso objetivo passa por criar uma programação artística, pensada para os mais novos, em que incluímos os artistas locais”, afirmou Sofia Macedo, que faz parte da associação.

Segundo adiantou, os idosos que participam nas atividades promovidas na Araucária vão ser também estimulados a participar e, assim, juntar-se-ão deferentes gerações.

O projeto arranca no dia 06, no bairro da Araucária, com Jumas (Margarida Nóbrega) que vai desafiar as crianças, jovens e mais velhos na arte da ilustração.

“A Jumas vai ajudar os participantes a ilustrarem-se uns aos outros. Ou seja, os participantes vão juntar-se dois a dois e cada um, através das técnicas que a Jumas vai explicar, vai ilustrar o outro”, explicou Sofia Macedo.

Depois, no dia 15, Bacelar Gouveia vai trabalhar a cerâmica no bairro da Telheira, no dia 20 será a vez da pintura em saco de pano proposta pela Archie (Ana Rita Sousa), na Araucária, e, por fim, a 22 de novembro e outra vez na Telheira, os participantes vão pintar em tela com Cláudia Martins.

Mara Minhava disse que o município não que esta iniciativa seja uma ação isolada e adiantou que se pretende que a “Arte no bairro” prossiga em 2025.

O projeto conta o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

A Cultura a Dentro nasceu de um projeto amador desenvolvido em 2021 por um grupo de jovens que se juntou durante a pandemia de covid-19 para desenvolver eventos digitais.

A associação junta jovens ligados a diferentes áreas, desde a comunicação, fotografia ou artes.

+ notícias: Norte

Projeto permitiu a 233 crianças irem para a escola de bicicleta em Matosinhos

O projeto CicloExpresso permitiu a 233 crianças do concelho de Matosinhos irem de bicicleta para escola de forma “segura, organizada e divertida”, entre setembro e dezembro de 2025.

Incêndio habitacional faz sete desalojados em Penafiel

Um incêndio numa habitação em Paço de Sousa, concelho de Penafiel, fez sete desalojados, sem provocar feridos, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

PCP apresenta proposta para priorizar uso de aguardentes vínicas do Douro

O PCP apresentou, na quarta-feira, na Assembleia da República, um projeto de resolução que visa mitigar a acumulação de ‘stocks’ e valorizar o vinho do Porto, priorizando o uso de aguardentes vínicas do Douro.