Galeria Municipal do Porto inaugura ciclo de três novas exposições no sábado

Galeria Municipal do Porto inaugura ciclo de três novas exposições no sábado
Galeria Municipal do Porto
| Porto
Porto Canal / Agências

A Galeria Municipal do Porto (GMP) inaugura no sábado um novo ciclo expositivo com três mostras em simultâneo, a primeira grande individual de Jonathan Uliel Saldanha naquela cidade, e ainda das artistas Vivian Caccuri e Rita Caldo, segundo a organização.

Na exposição “Superfície Desordem”, com curadoria de João Laia, o artista Jonathan Uliel Saldanha transforma o piso zero da GMP num “ambiente imersivo controlado por inteligência artificial”, definido por luz, som e elementos escultóricos.

A obra "aborda tensões contemporâneas ligadas à relação entre humanos e máquinas, ao colapso ecológico e aos fluxos de capital, materializados em energias apocalípticas", segundo a curadoria.

No primeiro piso da GMP, a exposição “Febre da Selva Elétrica” marca a estreia em Portugal da artista brasileira Vivian Caccuri, e conta com a curadoria de Bernardo de Souza, envolvendo composições sonoras que "desorientam as perceções do quotidiano, explorando o som como forma de comunicação entre espécies e expressão cultural".

A exposição reúne obras anteriores e peças inéditas, concebidas especialmente para este espaço, e é “reveladora da pesquisa estética e política que a artista vem desenvolvendo há mais de uma década.”

Este ciclo inaugura ainda um novo espaço expositivo, situado no piso -1 da GMP, destinado a artistas em estreia no contexto institucional, "expandindo a capacidade da galeria em promover a diversidade do cenário artístico da cidade", segundo a GMP.

“Assim no céu como na terra”, da artista portuense Rita Caldo, será a primeira exposição a inaugurar neste novo espaço, com curadoria de Patrícia Coelho, convidando o público a explorar "um microcosmo labiríntico onde diversas personagens habitam narrativas fantásticas e não lineares".

Com entrada gratuita, as três exposições podem ser visitadas até 16 de fevereiro (“Superfície Desordem”), 23 de fevereiro (“Febre da Selva Elétrica”) e 02 de março (“Assim no céu como na terra”) de 2025.

+ notícias: Porto

Porto aceita nomear para assembleia-geral da empresa metropolitana de transportes

O Porto aceitou nomear um representante para a mesa da assembleia-geral da nova empresa Transportes Metropolitanos do Porto, depois de num primeiro momento ter-se recusado a fazê-lo por falta de entendimento, disse esta sexta-feira o presidente da área metropolitana.

Terminal Intermodal de Campanhã no Porto terá projeto de "adaptação funcional"

O Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), no Porto, vai ser alvo de uma "adaptação funcional", tendo a gestora da infraestrutura já encomendado ao arquiteto do edifício um projeto nesse sentido, segundo o portal Base e a STCP Serviços.

Câmara do Porto nega entendimento com AMP sobre nomeação para empresa de transportes

A Câmara do Porto negou esta sexta-feira a existência de um entendimento para nomear o presidente da mesa da assembleia-geral da futura empresa metropolitana de transportes, após o presidente da Área Metropolitana ter dito que havia acordo.