Galeria Municipal do Porto inaugura ciclo de três novas exposições no sábado
Porto Canal / Agências
A Galeria Municipal do Porto (GMP) inaugura no sábado um novo ciclo expositivo com três mostras em simultâneo, a primeira grande individual de Jonathan Uliel Saldanha naquela cidade, e ainda das artistas Vivian Caccuri e Rita Caldo, segundo a organização.
Na exposição “Superfície Desordem”, com curadoria de João Laia, o artista Jonathan Uliel Saldanha transforma o piso zero da GMP num “ambiente imersivo controlado por inteligência artificial”, definido por luz, som e elementos escultóricos.
A obra "aborda tensões contemporâneas ligadas à relação entre humanos e máquinas, ao colapso ecológico e aos fluxos de capital, materializados em energias apocalípticas", segundo a curadoria.
No primeiro piso da GMP, a exposição “Febre da Selva Elétrica” marca a estreia em Portugal da artista brasileira Vivian Caccuri, e conta com a curadoria de Bernardo de Souza, envolvendo composições sonoras que "desorientam as perceções do quotidiano, explorando o som como forma de comunicação entre espécies e expressão cultural".
A exposição reúne obras anteriores e peças inéditas, concebidas especialmente para este espaço, e é “reveladora da pesquisa estética e política que a artista vem desenvolvendo há mais de uma década.”
Este ciclo inaugura ainda um novo espaço expositivo, situado no piso -1 da GMP, destinado a artistas em estreia no contexto institucional, "expandindo a capacidade da galeria em promover a diversidade do cenário artístico da cidade", segundo a GMP.
“Assim no céu como na terra”, da artista portuense Rita Caldo, será a primeira exposição a inaugurar neste novo espaço, com curadoria de Patrícia Coelho, convidando o público a explorar "um microcosmo labiríntico onde diversas personagens habitam narrativas fantásticas e não lineares".
Com entrada gratuita, as três exposições podem ser visitadas até 16 de fevereiro (“Superfície Desordem”), 23 de fevereiro (“Febre da Selva Elétrica”) e 02 de março (“Assim no céu como na terra”) de 2025.