Prédio da Cafezeira no Porto está à venda e pode deixar mercearia histórica sem espaço

Prédio da Cafezeira no Porto está à venda e pode deixar mercearia histórica sem espaço
CMPorto
| Porto
Porto Canal

A mercearia Cafezeira, localizada na Rua de Costa Cabral, no Porto, enfrenta um futuro incerto, uma vez que o prédio onde se encontra está à venda. Com 95 anos de história, a loja é conhecida pela venda de café, chá e especiarias a granel, sendo certificada pela Câmara do Porto até 2027.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O proprietário do imóvel, tal como escreve o jornal Público este domingo, planeia vender o prédio para dar início a um projeto que inclui espaços comerciais no rés-do-chão. O mesmo já submeteu um pedido de informação prévia (PIP) na Câmara do Porto a dar conta do projeto que ali poderá vir a nascer.

Contudo, o proprietário prefere que a loja em questão esteja vazia, apesar de a Cafezeira ter sido classificada como espaço protegido pelo programa "Porto de Tradição" da Câmara do Porto, até 2027. Depois desse ano, já poderá ser aplicado o Novo Regime de Arrendamento Urbano.

Alcinda Dias, responsável pela mercearia, afirmou ao Público que o encerramento do negócio não está em discussão, mas a dificuldade em encontrar um novo espaço com renda acessível está a ser um grande obstáculo. A gerência considera a possibilidade de mudar, mas sair da Praça do Marquês de Pombal não é uma opção desejada. 

+ notícias: Porto

Zona da Arrábida em Gaia terá um viaduto ciclável e pedonal com ligação à futura estação de metro

A promotora Efimóveis vai construir uma passagem ciclopedonal sobre a autoestrada 1 (A1) na zona dos Jardins da Arrábida, em Gaia, infraestrutura que assegurará a ligação à futura estação de metro da Linha Rubi, foi esta quinta-feira anunciado.

Três arguidos condenados por planearem assalto a casa de idosos no Porto

O tribunal condenou esta quinta-feira os três arguidos que engendraram um plano para assaltar a casa do casal de idosos no Porto a uma pena única entre os quatro anos e nove meses e os três anos e 10 meses.

Polícia Judiciária do Porto detém suspeito de tráfico de 10 pessoas alojadas em hotel

A Polícia Judiciária do Porto deteve na quarta-feira um homem de 55 anos, suspeito dos crimes de tráfico de 10 pessoas que estavam há dois anos alojadas num hotel, informou em comunicado aquela polícia.