Prédio da Cafezeira no Porto está à venda e pode deixar mercearia histórica sem espaço

Prédio da Cafezeira no Porto está à venda e pode deixar mercearia histórica sem espaço
CMPorto
| Porto
Porto Canal

A mercearia Cafezeira, localizada na Rua de Costa Cabral, no Porto, enfrenta um futuro incerto, uma vez que o prédio onde se encontra está à venda. Com 95 anos de história, a loja é conhecida pela venda de café, chá e especiarias a granel, sendo certificada pela Câmara do Porto até 2027.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O proprietário do imóvel, tal como escreve o jornal Público este domingo, planeia vender o prédio para dar início a um projeto que inclui espaços comerciais no rés-do-chão. O mesmo já submeteu um pedido de informação prévia (PIP) na Câmara do Porto a dar conta do projeto que ali poderá vir a nascer.

Contudo, o proprietário prefere que a loja em questão esteja vazia, apesar de a Cafezeira ter sido classificada como espaço protegido pelo programa "Porto de Tradição" da Câmara do Porto, até 2027. Depois desse ano, já poderá ser aplicado o Novo Regime de Arrendamento Urbano.

Alcinda Dias, responsável pela mercearia, afirmou ao Público que o encerramento do negócio não está em discussão, mas a dificuldade em encontrar um novo espaço com renda acessível está a ser um grande obstáculo. A gerência considera a possibilidade de mudar, mas sair da Praça do Marquês de Pombal não é uma opção desejada. 

+ notícias: Porto

Câmara do Porto espera consignar obra da Biblioteca Pública no segundo semestre do ano

A Câmara do Porto espera consignar a obra de requalificação da Biblioteca Pública Municipal “nos primeiros meses do segundo semestre” do ano, estando a analisar cinco propostas recebidas no segundo concurso público, esclareceu a autarquia à Lusa.

Câmara do Porto discute afetar 875 mil euros ao Fundo de Apoio ao Associativismo

O executivo da Câmara Municipal do Porto discute na terça-feira a afetação de 875 mil euros ao Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense que será novamente atribuído pelas juntas de freguesia.

Torre dos Clérigos parcialmente evacuada devido a curto-circuito em bateria

A Torre dos Clérigos foi parcialmente evacuada ao início da tarde devido a um foco de incêndio numa bateria no piso superior daquele monumento, revelou à Lusa fonte da Câmara do Porto.