Prédio da Cafezeira no Porto está à venda e pode deixar mercearia histórica sem espaço

Prédio da Cafezeira no Porto está à venda e pode deixar mercearia histórica sem espaço
CMPorto
| Porto
Porto Canal

A mercearia Cafezeira, localizada na Rua de Costa Cabral, no Porto, enfrenta um futuro incerto, uma vez que o prédio onde se encontra está à venda. Com 95 anos de história, a loja é conhecida pela venda de café, chá e especiarias a granel, sendo certificada pela Câmara do Porto até 2027.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O proprietário do imóvel, tal como escreve o jornal Público este domingo, planeia vender o prédio para dar início a um projeto que inclui espaços comerciais no rés-do-chão. O mesmo já submeteu um pedido de informação prévia (PIP) na Câmara do Porto a dar conta do projeto que ali poderá vir a nascer.

Contudo, o proprietário prefere que a loja em questão esteja vazia, apesar de a Cafezeira ter sido classificada como espaço protegido pelo programa "Porto de Tradição" da Câmara do Porto, até 2027. Depois desse ano, já poderá ser aplicado o Novo Regime de Arrendamento Urbano.

Alcinda Dias, responsável pela mercearia, afirmou ao Público que o encerramento do negócio não está em discussão, mas a dificuldade em encontrar um novo espaço com renda acessível está a ser um grande obstáculo. A gerência considera a possibilidade de mudar, mas sair da Praça do Marquês de Pombal não é uma opção desejada. 

+ notícias: Porto

São João organiza jornadas de psicologia para fomentar a prevenção na saúde mental

O serviço de Psicologia do Hospital de São João, no Porto, organiza esta quinta-feira e sexta-feira as jornadas “Prevenção, Promoção e Intervenção: a Psicologia na continuidade de cuidados”, evento com 200 inscritos que conta com apresentações, debates e ‘workshops’.

Uma mulher desaparecida após incêndio no Centro do Porto

Uma mulher está desaparecida após o incêndio que deflagrou na tarde desta quarta-feira, numa pensão na Rua Cimo da Vila, no Centro do Porto. A informação foi confirmada pela PSP do Porto, que avançou que a investigação está a cargo agora da PJ.

Eis o futuro da Circunvalação entre a CUF e o hospital Magalhães Lemos

A obra de de execução de passeios e estacionamento num "ponto negro rodoviário" entre os hospitais da CUF e Magalhães Lemos, foi adjudicada pela Infraestruturas de Portugal (IP), em setembro e deverá arrancar em janeiro de 2025. Falta ainda o visto do Tribunal de Contas.