Arquitetos do Porto são os primeiros portugueses a construir na Albânia

Arquitetos do Porto são os primeiros portugueses a construir na Albânia
| Porto
Pedro Benjamim

Já arrancou a construção do Hora Vertikale, em Tirana, o primeiro edifício na Albânia com assinatura de arquitetos portugueses. O coletivo Oporto Office for Design and Architecture (OODA), sediado no Porto, é o autor da “vila vertical de 140 metros de altura”, pode ler-se no comunicado enviado ao Porto Canal.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Numa primeira fase será erguido um edifício de 41 andares composto por 13 cubos. No total, o complexo, inserido num terrenos com 55.000 metros quadrados, terá “20 cubos, cada um com 22,5 metros por 22,5 metros, a três diferentes alturas”, refere o documento. O lote inclui também um jardim público.

A OODA desenhou o Hora Vertikale usando “sete diferentes tipos de cubos, cada um com sete andares - a altura média da maioria dos prédios em Tirana”, aponta o coletivo portuense no seu ‘website’.

Os materiais utilizados para a construção vão ter origem na região, “para dinamizar a economia regional”, referem os arquitetos.

Arquitetura portuguesa na Albânia

Apesar de o Hora Vertikale ser o primeiro edifício em construção com assinatura portuguesa, em março de 2023 era noticiado que a futura sede da Klan TV, uma operadora privada de televisão albanesa, teria projeto português. O mesmo coletivo OODA venceu o concurso internacional para projetar a sede do canal de televisão, estando o projeto em fase de licenciamento.

Diogo Brito, um dos fundadores do OODA, salientou a importância deste projeto para o crescimento e internacionalização do gabinete, em declarações à Lusa, e “o peso” de serem do mesmo país que os dois vencedores do Prémio Pritzker, considerado o mais importante galardão de arquitetura, Eduardo Souto de Moura e Álvaro Siza.

A nova sede da Klan TV, uma operadora privada de televisão albanesa, vai ocupar uma área de 10 mil metros quadrados numa área de Tirana, a capital do país, “que assiste a um crescimento exponencial”, e o projeto inspira-se “num conjunto de bobinas de filme e nas características da arte e arquitetura locais”.

Apresentada em julho deste ano, a Bond Tower, que está em fase de licenciamento, tem também assinatura do coletivo OODA. O edifício anuncia 200 metros de altura e a “previsão é que as obras comecem em dezembro deste ano”, refere a OODA.

A infraestrutura faz lembrar um plié, movimento do balé, em que são fletidos os joelhos mantendo as costas direitas. Nas referências para o projeto esteve também a pintura ‘O Beijo’ do austríaco Gustav Klimt.

+ notícias: Porto

Reaberto parque de estacionamento dos Poveiros no Porto

O parque de estacionamento subterrâneo da Praça dos Poveiros, no Porto, reabriu hoje depois de uma avaliação da Proteção Civil municipal verificar que estão reunidas as condições de segurança, avançou esta quinta-feira a autarquia.

Hospital de Gaia inaugura Unidade de Neurocríticos orçada em quatro milhões de euros

A Unidade Local de Saúde Gaia e Espinho (ULSGE) abre esta sexta-feira a Unidade de Cuidados Neurocríticos, com 12 vagas, uma obra orçada em quatro milhões de euros que eleva o número de camas de Medicina Intensiva para 40.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.