Projeto que transformou bairro em Matosinhos nomeado ‘Obra do Ano’

| Norte
Porto Canal

O projeto que deu uma nova vida ao bairro do Monte Xisto, em Matosinhos, está entre os sete nomeados para o prémio ‘Obra do Ano’, pelo Archdaily Brasil. A obra, promovida pelo INSTITUTO e projetada pelo arquiteto Paulo Moreira, está inserida no programa Bairros Saudáveis. O apoio criado pelo Governo pretende melhorar bairros empobrecidos através de pequenos investimentos.

O projeto, que teve a colaboração do coletivo de artistas angolano ‘Verkron’, consistiu na transformação das escadas e de uma ruína com mais de 40 anos. O trilho que liga o bairro ao rio Leça foi despoluído, através de uma ação de limpeza e requalificação do edifício em ruína. O espaço é agora um local de socialização e convívio para a população do bairro.

O projeto consistiu na reparação de degraus e corrimão, bem como na criação de um novo limite entre as escadas públicas e o terreno privado vizinho. Foi ainda criada uma estrutura de bancos que convidam ao usufruto da própria escadaria como lugar de repouso.

O projeto está a concurso na plataforma do Archdaily Brasil, através de uma votação online que decorre até dia 22 de março.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.