Câmara S. Pedro do Sul interpõe providência cautelar contra encerramento de escolas

| País
Porto Canal / Agências

S. Pedro do Sul, 28 ago (Lusa) - A Câmara de S. Pedro do Sul anunciou hoje que interpôs no Tribunal de Viseu uma providência cautelar contra o Ministério da Educação, de forma a evitar o encerramento de três escolas básicas do concelho, em setembro.

De acordo com o presidente da Câmara de S. Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, o encerramento das escolas básicas de S. Félix, Serrazes e Valadares "não foi discutido com a autarquia", à semelhança do que aconteceu com outras cinco que irão encerrar no próximo ano letivo.

Foram negociados os encerramentos nas escolas básicas de Fermontelos, Olivais (Bordonhos), n.º 1 de S. Pedro do Sul (antiga), Várzea e das Termas.

"Inicialmente foi negociado com a Direção-Geral de Educação o fecho de cinco escolas, com que concordamos. No entanto, à nossa revelia, decidiram encerrar mais três, o que não aceitamos", alegou.

A providência cautelar contra o Ministério da Educação e Ciência, referente aos encerramentos das escolas básicas de S. Félix, Serrazes e Valadares, deu entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu a 22 de agosto.

Com esta providência cautelar pretendem "suspender o despacho do secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, que tendo proferido que concordava com a proposta efetuada no procedimento de reordenamento da rede escolar do 1.º CEB - ano 2014/2015, posteriormente e unilateralmente o alterou".

"O que está em causa é o encerramento de escolas em localidades que vão ficar cada vez mais isoladas. Na Escola Básica de Serrazes estão inscritos 22 alunos, não sei porque pretendem o seu fecho!", lamentou o autarca.

Vítor Figueiredo diz que o encerramento destas três escolas vai obrigar a que os alunos tenham de deslocar-se, levantar-se mais cedo e chegar mais tarde a casa.

"Também vai criar mais desemprego, dos seus professores e auxiliares, para além de trazer mais problemas e preocupações aos pais e familiares. No fundo, vem desertificar ainda mais o nosso interior ", concluiu.

CMM // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Dois portugueses morreram em acidentes de trabalho em Espanha esta semana 

Dois portugueses morreram esta semana em acidentes de trabalho em Espanha, nas regiões de Aragão e Castela e Leão, disseram a polícia e sindicatos.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.