Ministério diz que encerramento de escola em Paredes consta da Carta Educativa

| Norte
Porto Canal / Agências

Paredes, 27 ago (Lusa) - O Ministério da Educação referiu hoje, em comunicado, que o encerramento da escola básica da Lage, em Paredes, contestado pela junta de freguesia e pela população, decorre da Carta Educativa do concelho.

Segundo a tutela, resulta deste documento a construção de um centro escolar na localidade de Cete, para o qual está prevista a transferência dos alunos da escola que a tutela pretende encerrar.

"Este centro escolar foi objeto de candidatura a financiamento, no valor de 1,97 milhões de euros, ou seja, um compromisso [desde 2008] do município de Paredes para com o Estado Português e a Comissão Europeia", lê-se no comunicado.

O ministério refere que "o encerramento da escola básica da Lage está explícito na candidatura a financiamento que viabilizou a construção do centro escolar de Cete".

"O encerramento decorre assim de um processo normal e de acordo com as entidades envolvidas", acrescenta.

A Escola Básica da Lage situa-se na freguesia de Parada de Todeia, no sul do concelho de Paredes.

A população da localidade manifestou-se hoje, no Porto, contra o encerramento do estabelecimento, alegando que a escola conta com 70 alunos e tem todas as condições físicas para se manter em funcionamento.

O presidente da junta criticou o Governo por "insistir" no encerramento a única escola básica da freguesia, prometendo continuar a lutar contra aquela decisão.

"A junta tudo vai fazer para que a luta não termine até ao início do ano escolar. Gostaria de vos dar uma boa notícia, mas parece que o Governo continua surdo e não olha para as crianças, mas apenas para os custos", afirmou Agostinho Pinto, depois de se reunir com responsáveis da Direção Regional da Educação do Norte.

APM // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gaia solicita empréstimo de 18,5 milhões para investir em novas instalações municipais

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai pedir um empréstimo de 18,5 milhões de euros para investir em projetos, incluindo novas instalações da polícia municipal, compra de piscinas privadas e requalificação de escolas, avança o JN.

Temporais de inverno destroem passadiços e dunas a Norte

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) registou danos nas dunas, passadiços e outras estruturas no litoral nas zonas de Esposende e Ovar. As intervenções vão arrancar este ano e o preenchimento das praias com areia para conter a erosão costeira poderá custar milhões de euros.

Aprovado curso de Medicina na Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA) foi autorizada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a abrir um mestrado integrado em Medicina, depois de uma primeira candidatura ter sido recusada, informou esta sexta-feira fonte da academia.