Câmara de Gaia solicita empréstimo de 18,5 milhões para investir em novas instalações municipais

Câmara de Gaia solicita empréstimo de 18,5 milhões para investir em novas instalações municipais
| Norte
Porto Canal

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai pedir um empréstimo de 18,5 milhões de euros para investir em projetos, incluindo novas instalações da polícia municipal, compra de piscinas privadas e requalificação de escolas, avança o JN.

“O Município de Gaia tem, neste momento, um pouco mais de 50 milhões de margem de endividamento. Sentimos que há um conjunto de prioridades que são mesmo importantes, mas devemos libertar a pressão sobre o nosso orçamento para as comparticipações no âmbito do quadro comunitário e para os projetos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) , nomeadamente escolas e centros de saúde”, explicou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da câmara de Vila Nova de Gaia, em declarações à Agência Lusa.

As novas instalações da Polícia Municipal, que vão custar 4,3 milhões de euros, ficarão ao lado de Salvador Caetano na EN22. “Neste momento as instalações da Polícia Municipal estão numa situação muito precária”, lamentou o autarca.

No que diz respeito à piscina privada, em Mafamude, para a qual será necessário um investimento de 450 mil euros, o edil prefere “comprá-la, municipalizá-la, reabilitá-la e disponibilizá-la aos cidadãos”, atendendo ao facto de estar inativa neste momento por dificuldades financeiras do proprietário, “em vez de estar a construir coisas de raiz”.

Em relação à reabilitação de escolas primárias, visto que só as escolas básicas e secundárias se integram nos projetos financiados pelo PRR, “estão inscritas várias verbas num total de cerca de 5,5 milhões de euros”, explica a mesma fonte.

Os estabelecimentos como a EB1 de Vilar, a EB1 das Vendas, a EB1 de Campolinho 1 e a EB1 de Corveiros serão contemplados.

Também estão incluídas a reestruturação da gruta do Jardim do Morro, no valor de 400 mil euros, e a reabilitação do parque de jogos municipal da Lavandeira, por 350 mil euros.

+ notícias: Norte

Médico quer criar em Portugal associação dedicada a tumores do fígado

O médico moçambicano Hipólito Mussagy quer criar uma associação de doentes para ajudar quem sofre de carcinoma hepatocelular, “doença silenciosa considerada quase incurável” e que o próprio sofreu, encontrando-se em vigilância no Hospital São João, no Porto.

Jovem acusado de instigar massacres no Brasil começa a ser julgado na Feira

Um jovem acusado de ter instigado massacres em escolas no Brasil, incluindo um em que morreu uma adolescente, vai começar a ser julgado esta quinta-feira no Tribunal da Feira, no distrito de Aveiro.

Sindicato acusa ULS Entre Douro e Vouga de incumprimentos salariais

O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) acusou esta quinta-feira a ULS Entre Douro e Vouga de não pagar atempadamente aos médicos internos de formação geral, situação que a instituição atribui a um período “muito concentrado” de processamento de salários.