Passagem de ano nos Aliados em risco devido a obras da Metro, acusa Moreira

Passagem de ano nos Aliados em risco devido a obras da Metro, acusa Moreira
| Porto
Porto Canal

O presidente da autarquia atribui à Metro do Porto responsabilidades por colocar em risco as celebrações do final de ano na Avenida dos Aliados.

De acordo com o edil, que falava na reunião de Executivo, na manhã desta segunda-feira, a empresa ainda não respondeu ao município apesar de ter sido questionada há meses. A vereadora Catarina Araújo questionou “já há meses, à Metro do Porto, já que eles iam desocupar os Aliados no São João, se nós [município] podíamos programar as festividades do fim do ano na Avenida dos Aliados”, realçou Moreira. Contudo, “até agora não obtivemos nenhuma resposta”, revelou.

A Metro do Porto anunciou o compromisso de abrir a Avenida dos Aliados a tempo das festividades do São João para o trânsito rodoviário e, no final do ano, de retirar todos os estaleiros de obra à superfície, noticiava o Porto Canal em maio deste ano.

“A Metro do Porto entende que relativamente à situação da praça principal da cidade, onde decorrem um conjunto de atividades muito pertinentes para a população, não tem que informar o município”, frisou Moreira.

O presidente do Executivo afirmou não acreditar que as celebrações aconteçam nos Aliados e tenha de ser escolhido um segundo plano, descentralizando as festividades, à imagem do que aconteceu no último réveillon.

“Eu presumo que não, mas era conveniente que a Metro do Porto, estando a ocupar um terreno que é do município, que é de nós todos, que pelo menos pudesse partilhar connosco e dizer assim: ‘Desculpem lá, este ano não vai ser possível’. E nós, tal como fizemos no ano passado temos um plano B, como sabem de disseminar as atividades do fim de ano por vários palcos”, disse o edil.

Antes, Rui Moreira tinha acusado a Metro do Porto de mentir à população relativamente às obras que a empresa está a desenvolver na cidade, dizendo que a empresa pública "tem uma responsabilidade acrescida".

+ notícias: Porto

Túneis da Ribeira e das Antas condicionados ao trânsito

Os túneis da Ribeira e das Antas I e II vão estar condicionados ao trânsito durante alguns dias desta semana para a realização de trabalhos de manutenção, foi anunciado esta terça-feira.

Teatro Constantino Nery em Matosinhos classificado como Monumento de Interesse Municipal

O Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, foi classificado como Monumento de Interesse Municipal e as Sete Casas de Brito Capelo como Conjunto de Interesse Municipal, segundo publicações em Diário da República (DR).

Presença de Seguro no Porto mostra que presidente vê país "como um todo"

O presidente da Câmara do Porto considerou esta terça-feira que a presença do Presidente da República na cidade na tomada de posse demonstra que olha para o país "como um todo", antecipando que Seguro represente uma "calma inconformada" no país.