Executivo do Porto discute redução do IRS dos munícipes em 0,5 pontos percentuais

Executivo do Porto discute redução do IRS dos munícipes em 0,5 pontos percentuais
| Porto
Porto Canal/Agências

O executivo da Câmara do Porto discute na segunda-feira reduzir a carga fiscal dos munícipes através da descida de 0,5 pontos percentuais no Imposto sob o Rendimento Singular (IRS), fixando-a nos 3%.

Na proposta, que será discutida pelo executivo na segunda-feira, o vereador com o pelouro da Economia da Câmara do Porto, Ricardo Valente, salienta que "consciente do contexto atual" de "especial exigência social, económica e financeira", o município pretende dar continuidade ao alívio fiscal às famílias.

Para o ano de 2025, foi aprovada uma redução do IRS em 0,5 pontos percentuais, fixando-se o imposto em 3% para sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho do Porto.

A redução do IRS é uma das medidas que integra o acordo de governação celebrado em outubro de 2021 entre o PSD e o movimento independente de Rui Moreira.

"Considerando que a estratégia pública municipal relativa aos impostos municipais passou a privilegiar o IRS (...) não é previsível qualquer alteração à taxa efetiva de IMI", salienta o vereador.

Nesse sentido, o executivo vai discutir manter a tributação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 0,324% e aumentar em 30% a taxa do imposto dirigida aos prédios urbanos degradados.

A par do IRS e IMI, o executivo vai também deliberar sobre a fixação da taxa municipal de direitos de passagem para o próximo ano em 0,25% sobre a faturação mensal das empresas que oferecem redes e serviços de comunicações eletrónicas para os clientes do município.

+ notícias: Porto

Concurso e projeto de futura residência da Universidade do Porto envoltos em polémica

À boleia do PRR, a Universidade do Porto vai construir, na zona de Cedofeita, uma nova residência com 140 quartos para estudantes. O concurso público de arquitetura, contestado pela Ordem dos Arquitectos, foi ganho sem concorrência pela arquiteta autora de um anteprojeto que serviu de base para o mesmo concurso.

Câmara do Porto adjudica requalificação do Bairro da Tapada por 2.9 milhões de euros

A Câmara Municipal do Porto adjudicou por 2,9 milhões de euros a empreitada de requalificação do Bairro da Tapada, na zona das Fontainhas, à empresa Befebal II, segundo a informação disponível no Portal BASE de contratos públicos.

Sindicato denuncia caldeira de 30 anos avariada há mais de um mês na PSP de Gaia

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) denunciou esta quinta-feira à Lusa que a caldeira da divisão de Vila Nova de Gaia está há mais de um mês inoperacional, situação que interfere na higiene e no treino dos agentes.