PSP tem dois vídeos e uma testemunha dos atos de vandalismo na loja da AIMA no Porto

PSP tem dois vídeos e uma testemunha dos atos de vandalismo na loja da AIMA no Porto
Reprodução X / @mundo__vivo
| Porto
Porto Canal/Agências

A PSP tem uma testemunha e dois vídeos relativos aos atos de vandalismo, na última madrugada, na loja da AIMA - Agência para a Integração, Migrações e Asilo, no Porto, revelou à Lusa o subintendente Jorge Pimenta.

Segundo o responsável pela comunicação da PSP/Porto, “existe uma testemunha que viu cinco ou seis pessoas a colar cartazes” na fachada da loja, sendo que a Polícia também teve acesso a “dois vídeos publicados na rede social X (antigo Twitter)”, sem mencionar quem aparece nem o que está filmado.

Num dos vídeos publicados na página do grupo de extrema-direita Habeas Corpus, visto pela Lusa, o antigo juiz negacionista Rui Fonseca e Castro aparece em frente às instalações a dizer “estar na Avenida de França, no Porto, para proceder ao encerramento das instalações”.

“Enquanto os portugueses não tiverem segurança, saúde, emprego, habitação, a AIMA continuará encerrada (…) por determinação nossa e por tempo indefinido enquanto os portugueses forem cidadãos de segunda na sua própria terra”, afirma Rui Fonseca e Castro.

Em comunicado, a AIMA informou que a loja “foi vandalizada na última madrugada” e que devido ao sucedido “não foi possível a prestação dos serviços de atendimento (cerca de 60 agendamentos) e recolha de dados biométricos uma vez que, em simultâneo, registaram-se falhas nos pontos de luz e no acesso à internet”.

Segundo Jorge Pimenta, uma patrulha da PSP esteve de manhã na loja e recebeu do responsável a indicação de que “não houve danos”, tendo os cartazes afixados sido apreendidos, disse.

A PSP vai fazer seguir o assunto para o Ministério Público, revelou.

+ notícias: Porto

Greve na STCP faz autocarros "circularem às pinguinhas" no Porto

A greve que trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) estão a cumprir esta segunda-feira está a fazer com que os autocarros "circulem às pinguinhas" e a "condicionar a vida" a quem utiliza aquele meio de transporte.

Incêndio deflagrou em conduta de restaurante na Rua de Santa Catarina

Um incêndio deflagrou num edifício de restauração na Rua de Santa Catarina, no número 184, na manhã desta segunda-feira, confirmou ao Porto Canal fonte da Proteção Civil. O fogo terá tido origem numa conduta do restaurante localizado no telhado do edifício.

Moreira pede ao Governo poderes para regular lojas de 'souvenirs'

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, pediu esta segunda-feira ao Governo que altere o licenciamento zero para dar autoridade aos municípios de regular a abertura de lojas de 'souvenirs' (lembranças), como por exemplo dos imanes magnéticos.