Metro do Porto quer mais um ano para levar metrobus a Matosinhos

Metro do Porto quer mais um ano para levar metrobus a Matosinhos
| Porto
Porto Canal

A Metro do Porto pediu para adiar a segunda fase do metrobus, que fará a ligação até à Anémona, em Matosinhos, avança o jornal Eco, citando uma resposta do gabinete do ministro das Infraestruturas e Habitação ao Partido Comunista Português (PCP).

De acordo com o gabinete de Miguel Pinto Luz, a Metro do Porto solicitou “o adiamento do prazo para 31 de dezembro de 2025, por forma a salvaguardar toda a faturação e pagamentos referentes à extensão da linha, bem como ao contrato do fornecimento de veículos e central de hidrogénio”, cita o jornal.

A segunda fase tinha prazo de execução para 31 de dezembro de 2024. Atualmente o processo “judicialmente suspenso” devido a reclamações dos concorrentes para a segunda fase.

De acordo com a resposta ao PCP, citada pelo jornal económico, “o prazo para a empreitada de construção da extensão da linha de metroBus até à praça Cidade do Salvador, em Matosinhos, é de oito meses”.

O novo serviço ligará a Casa da Música à Praça do Império (em 12 minutos). Numa segunda fase, que vê agora um adiamento de um ano, será feito o percurso até à Anémona (em 17 minutos).

Estão previstas as estações Casa da Música, Guerra Junqueiro, Bessa, Pinheiro Manso, Serralves, João de Barros e Império, no primeiro serviço, e no segundo Antunes Guimarães, Garcia de Orta, Nevogilde, Castelo do Queijo e Praça Cidade do Salvador (Anémona).

A obra do metrobus custa cerca de 76 milhões de euros, com a totalidade do investimento a fundo perdido, pago pelo Programa de Recuperação e Resiliência e Next Generation da União Europeia.

+ notícias: Porto

Plataforma elevatória já retira destroços no edifício que ardeu no centro do Porto

Os destroços provenientes do incêndio que destruiu uma pensão no centro do Porto já foram todos removidos da via pública, informou fonte da autarquia. No local, as equipas preparam-se para arrancar com os trabalhos de retirada dos destroços.

Federação Académica do Porto quer criar Estatuto de Estudante do Ensino Superior

A Federação Académica do Porto (FAP) anunciou esta quinta-feira a criação de um Estatuto do Estudante do Ensino Superior com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades no acesso e frequência àquele ensino bem como estabelecer os direitos e deveres dos alunos.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.