Metro do Porto quer mais um ano para levar metrobus a Matosinhos

Metro do Porto quer mais um ano para levar metrobus a Matosinhos
| Porto
Porto Canal

A Metro do Porto pediu para adiar a segunda fase do metrobus, que fará a ligação até à Anémona, em Matosinhos, avança o jornal Eco, citando uma resposta do gabinete do ministro das Infraestruturas e Habitação ao Partido Comunista Português (PCP).

De acordo com o gabinete de Miguel Pinto Luz, a Metro do Porto solicitou “o adiamento do prazo para 31 de dezembro de 2025, por forma a salvaguardar toda a faturação e pagamentos referentes à extensão da linha, bem como ao contrato do fornecimento de veículos e central de hidrogénio”, cita o jornal.

A segunda fase tinha prazo de execução para 31 de dezembro de 2024. Atualmente o processo “judicialmente suspenso” devido a reclamações dos concorrentes para a segunda fase.

De acordo com a resposta ao PCP, citada pelo jornal económico, “o prazo para a empreitada de construção da extensão da linha de metroBus até à praça Cidade do Salvador, em Matosinhos, é de oito meses”.

O novo serviço ligará a Casa da Música à Praça do Império (em 12 minutos). Numa segunda fase, que vê agora um adiamento de um ano, será feito o percurso até à Anémona (em 17 minutos).

Estão previstas as estações Casa da Música, Guerra Junqueiro, Bessa, Pinheiro Manso, Serralves, João de Barros e Império, no primeiro serviço, e no segundo Antunes Guimarães, Garcia de Orta, Nevogilde, Castelo do Queijo e Praça Cidade do Salvador (Anémona).

A obra do metrobus custa cerca de 76 milhões de euros, com a totalidade do investimento a fundo perdido, pago pelo Programa de Recuperação e Resiliência e Next Generation da União Europeia.

+ notícias: Porto

Charli XCX, Fontaines D.C. e Wet Leg. Conheça o cartaz do Primavera Sound Porto

Foi revelado esta quinta-feira o cartaz para o Primavera Sound Porto. Charli XCX, Haim, Wet Leg, Fontaines D.C. e Beach House são alguns dos nomes que vêm até Portugal em junho.

Nova vida para o Ramal da Alfândega só avança em 2025

Afinal, ainda não é em 2024 que o Ramal da Alfândega começa a ser reconvertido. Ao contrário do que a autarquia tinha apontado, os planos para o antigo canal ferroviário do Porto só arrancam no próximo ano. Numa fase inicial está prevista a pavimentação para peões e bicicletas, surgindo mais tarde uma resposta de transporte público.

Comunicado Porto Canal

A Direção de Informação do Porto Canal demarca-se de todas as acusações de que está a ser ser alvo por causa de um debate emitido esta quarta-feira sobre as eleições na Ordem dos Psicológos.