Coração do Porto diz adeus à ‘velha’ Livraria Latina

Coração do Porto diz adeus à ‘velha’ Livraria Latina
Foto: J. Portojo
| Porto
Porto Canal

Primeiro foi-se a FNAC, agora uma histórica livraria situada no topo da Rua de Santa Catarina tem os seus dias contados. A Livraria Latina, fundada em 1942 junto à Batalha, prepara-se para dizer adeus ao ´coração’ da cidade.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

De acordo com o jornal ‘O Cidadão’, o encerramento da livraria, propriedade do grupo Leya, deve acontecer a breve prazo. A integração da Leya no grupo Infinitas Learning aconteceu em fevereiro de 2022, sendo que mais de dois anos depois, refere a mesma fonte, a loja do Porto deve encerrar, bem como outras do país, à exceção da de Lisboa.

A Livraria Latina destaca-se, no topo da Rua de Santa Catarina, com uma fachada onde marca presença o busto de Camões. A autoria é de António Cruz, refere o historiador Germano Silva, citado pelo jornal ‘O Cidadão’, que desenvolveu a obra por encomenda de Henrique Perdigão, fundador da Latina.

A Leya, criada em 2008, tem sede em Portugal e marca presença em Angola, Brasil e Moçambique.

Segundo o seu 'site', em Portugal, publica através das marcas ASA, BIS, Caminho, Casa das Letras, Dom Quixote, Gailivro, LeYa, Lua de Papel, Oficina do Livro, Quinta Essência, Sebenta, Teorema e Texto.

O grupo detentor da operação em Portugal e Moçambique da Leya, Infinitas Learning, tem sede em Utrecht, nos Países Baixos, e emprega cerca de 600 trabalhadores.

+ notícias: Porto

Porto continua a ser “um concelho seguro”, sublinha ex-ministro José Luís Carneiro

O ex-ministro socialista da Administração Interna, José Luís Carneiro, disse este sábado, no Porto, que Portugal continua a figurar nos sete países mais pacíficos do mundo e nos cinco mais pacíficos da Europa, focando, igualmente, atenções na cidade Invicta.

Câmara do Porto abre concurso para cinco casas de arrendamento acessível

A Câmara do Porto abriu esta sexta-feira um concurso para disponibilizar cinco habitações de arrendamento acessível no Centro Histórico e em Paranhos.

PJ detém suspeito de abusar sexualmente durante 10 anos de pessoa com atraso cognitivo

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem na região do Porto por alegados abusos sexuais praticados ao longo de 10 anos sobre uma pessoa incapaz de resistência, anunciou este sábado o órgão de polícia criminal.