Helicópteros já aterram no Hospital S. João e pista é a primeira do país com ligação direta às urgências
![Helicópteros já aterram no Hospital S. João e pista é a primeira do país com ligação direta às urgências](http://portocanal.sapo.pt/uploads/cache/noticia_00356655-580x326.jpg)
Porto Canal
O heliporto do Hospital S. João, no Porto, já está a funcionar para receber doentes em situações de urgência. O hospital está a trabalhar para que a pista também possa ser usada por drones para transportar órgãos e medicamentos. O heliporto funciona 24 horas por dia e tem iluminação e sinalização sustentáveis.
Ver esta publicação no Instagram
É o único heliporto em Portugal com ligação direta entre a pista de aterragem e a urgência, escreve o JN esta quinta-feira. Começou a operar recentemente, após a aprovação da Autoridade Nacional de Aviação Civil, mas ainda não recebeu helicópteros do INEM.
Antes, os doentes graves eram levados para o heliporto do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, ou para o aeroporto da Maia, e depois transportados para o Hospital S. João de ambulância. Agora, assim que o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) recebe uma emergência, pode acionar imediatamente o transporte aéreo para o heliporto do S. João.
Na base da pista, que tem 1600 m² e está elevada a seis metros, estará sempre uma equipa de quatro a seis elementos do Regimento dos Sapadores do Porto, na sala de comando, durante as aterragens, segundo Jorge Sousa, diretor do serviço de Instalações e Equipamentos.