Helicópteros já aterram no Hospital S. João e pista é a primeira do país com ligação direta às urgências

Helicópteros já aterram no Hospital S. João e pista é a primeira do país com ligação direta às urgências
| Porto
Porto Canal

O heliporto do Hospital S. João, no Porto, já está a funcionar para receber doentes em situações de urgência. O hospital está a trabalhar para que a pista também possa ser usada por drones para transportar órgãos e medicamentos. O heliporto funciona 24 horas por dia e tem iluminação e sinalização sustentáveis.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

É o único heliporto em Portugal com ligação direta entre a pista de aterragem e a urgência, escreve o JN esta quinta-feira. Começou a operar recentemente, após a aprovação da Autoridade Nacional de Aviação Civil, mas ainda não recebeu helicópteros do INEM.

Antes, os doentes graves eram levados para o heliporto do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, ou para o aeroporto da Maia, e depois transportados para o Hospital S. João de ambulância. Agora, assim que o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) recebe uma emergência, pode acionar imediatamente o transporte aéreo para o heliporto do S. João.

Na base da pista, que tem 1600 m² e está elevada a seis metros, estará sempre uma equipa de quatro a seis elementos do Regimento dos Sapadores do Porto, na sala de comando, durante as aterragens, segundo Jorge Sousa, diretor do serviço de Instalações e Equipamentos.

+ notícias: Porto

Funeral de Pinto da Costa realiza-se na segunda-feira pelas 11h00 na Igreja das Antas

O funeral de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto que morreu este sábado aos 87 anos, vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11h00, disse à Lusa fonte próxima do antigo dirigente.

Câmara do Porto decreta luto municipal para segunda-feira

A Câmara Municipal do Porto decretou, por despacho oficial, segunda-feira como dia de luto municipal pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa. O anúncio foi feito nas redes sociais da autarquia.

Moreira adverte vice-presidente que terá de criar novo movimento caso se candidate

O presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, advertiu por carta o vice-presidente que, caso avance com uma candidatura às autárquicas, terá de criar um novo movimento de cidadãos, advertência que mereceu a concordância de Filipe Araújo.