Helicópteros já aterram no Hospital S. João e pista é a primeira do país com ligação direta às urgências

Helicópteros já aterram no Hospital S. João e pista é a primeira do país com ligação direta às urgências
| Porto
Porto Canal

O heliporto do Hospital S. João, no Porto, já está a funcionar para receber doentes em situações de urgência. O hospital está a trabalhar para que a pista também possa ser usada por drones para transportar órgãos e medicamentos. O heliporto funciona 24 horas por dia e tem iluminação e sinalização sustentáveis.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

É o único heliporto em Portugal com ligação direta entre a pista de aterragem e a urgência, escreve o JN esta quinta-feira. Começou a operar recentemente, após a aprovação da Autoridade Nacional de Aviação Civil, mas ainda não recebeu helicópteros do INEM.

Antes, os doentes graves eram levados para o heliporto do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, ou para o aeroporto da Maia, e depois transportados para o Hospital S. João de ambulância. Agora, assim que o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) recebe uma emergência, pode acionar imediatamente o transporte aéreo para o heliporto do S. João.

Na base da pista, que tem 1600 m² e está elevada a seis metros, estará sempre uma equipa de quatro a seis elementos do Regimento dos Sapadores do Porto, na sala de comando, durante as aterragens, segundo Jorge Sousa, diretor do serviço de Instalações e Equipamentos.

+ notícias: Porto

Serviço de metrobus do Porto arranca no dia 28

O serviço de metrobus do Porto vai arrancar no dia 28, com um “período de familiarização e ajuste progressivo” para consolidar horários, frequências e procedimentos, anunciou esta sexta-feira a Metro do Porto.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.