Sabugal organiza festival de música tradicional

| País
Porto Canal / Agências

Sabugal, 28 ago (Lusa) - Um festival de música tradicional, que propõe várias atividades gratuitas para o público, vai animar a localidade de Malcata, no concelho do Sabugal, entre sexta-feira e domingo, disse hoje à agência Lusa fonte da organização.

A 5.ª edição do festival Iberfolk inclui espetáculos de música, oficinas, passeios, uma mostra de artesanato, concertos e teatro, entre outras atividades.

O evento é organizado pela Câmara Municipal do Sabugal, com a colaboração da Transcudânia - Associação para a Valorização do Património Histórico e Natural do Concelho do Sabugal, da Junta de Freguesia de Malcata, da Associação Cultural e Desportiva de Malcata e da Associação Lérias.

Durante três dias, os participantes podem "usufruir de uma paisagem de 'encher os olhos', abraçando o património arquitetónico e cultural, celebrando e reinventando a tradição, entre o calor das gentes da terra que tão bem sabem receber", segundo os promotores.

Ricardo Nabais, presidente da associação Transcudânia, disse hoje à agência Lusa que as edições anteriores do evento cultural foram realizadas na aldeia histórica de Sortelha, mas este ano a organização decidiu mudar de palco e a opção recaiu na aldeia de Malcata, "para permitir que as pessoas possam usufruir da barragem" local.

Participam no festival as bandas Marafona, Las Çarandas, Folk on Crest (Espanha) e Todo este Chão (Ricardo Fonseca).

A animação de rua está a cargo da Associação Lérias, de Miranda do Douro, assim como as oficinas de gaita-de-foles, de percussão, de danças mirandesas e de pauliteiros, indicou.

Durante os três dias do festival, a organização estima acolher "entre três a cinco mil pessoas", disse Ricardo Nabais, indicando que nos anos anteriores a afluência de participantes foi de cerca de quatro mil.

"Vamos ver se com a disponibilidade de água o número de participantes aumenta" [em relação aos anos anteriores], disse o responsável, lembrando que o evento de animação de verão costuma ser frequentado por cidadãos nacionais e estrangeiros, com destaque para os espanhóis.

No evento "é tudo gratuito", desde a entrada ao acampamento, sendo que "as pessoas só têm que pagar a deslocação, a alimentação e as bebidas", concluiu Ricardo Nabais.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.