Ébola: Freira espanhola suspeita de infecção recebe alta médica

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 28 ago (Lusa) -- A freira espanhola Juliana Bonoha recebeu hoje alta médica do hospital, depois de permanecer 21 dias internada e em vigilância por ter estado em contacto com o vírus do Ébola, concluindo-se que não está doente.

De acordo com fontes do Hospital Carlos III, em Madrid, a religiosa, de 65 anos, saiu cerca das 09:00 de hoje e regressou à congregação missionária da Imaculada Conceção, à qual pertence.

Juliana Bonoha, que chegou a Madrid no dia 7 deste mês, foi repatriada da Libéria ao mesmo tempo que o sacerdote Miguel Pajaers -- que morreu dia 12 devido a infeção pelo Ébola -, tendo permanecido 21 dias em isolamento e observação no hospital.

Desde março, a epidemia de Ébola já matou perto de mil pessoas e infetou mais de 1.700, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde como situação de "emergência de saúde pública de carácter mundial".

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, pediu à comunidade internacional que ajude os países afetados a combater a epidemia de Ébola, a pior em quatro décadas.

O vírus do Ébola transmite-se por contacto direto com o sangue e outros fluidos corporais ou tecidos de pessoas ou animais infetados.

PMC (EJ) // APN

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.