Câmara vai arrendar casa mais antiga do Porto para habitação acessível

Câmara vai arrendar casa mais antiga do Porto para habitação acessível
CMP
| Porto
Porto Canal

A Câmara do Porto, através da Porto Vivo, encontra-se a recuperar a Casa do Beco dos Redemoinhos ou Casa dos Alão de Morais, situada na Sé, para inseri-la no mercado municipal de arrendamento acessível.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Crê-se que a construção do imóvel é datada da primeira metade do século XIV e, devido a isso, seja a habitação mais antiga do Município. À época, o edifício terá sido ocupado por membros do Clero e servido de local de “estrebaria, palheiro e residenciais” para “os elementos menos eminentes da sociedade”.

O projeto prevê criar “espaço habitacional”, bem como “serviços”. Segundo a autarquia portuense, na zona de habitação será “privilegiada a abertura dos espaços”, para “promover a reabilitação da área”, mas também “a iluminação natural e ventilação”.

Já na parte alocada a serviços, o principal objetivo passa por preservar, “tanto quanto possível, o existente”. Caso essa premissa não seja concretizada, “a arquitetura será substituída por estruturas leves, de fácil reconversão e com recurso a materiais compatíveis”.

A Câmara vinca que a empreitada no Beco dos Redemoinhos “pretende respeitar valores culturais” e “dotar o Porto de soluções habitacionais qualificadas”.

Com um investimento superior a 360 mil euros, a habitação deverá integrar o mercado municipal de arrendamento acessível a partir de dezembro de 2025.

+ notícias: Porto

Matadouro é “um exemplo de resistência, é um projeto muito portuense”, frisa arquiteto

A reconversão do antigo Matadouro de Campanhã, um projeto em co-autoria do escritório portuense OODA com o japonês Kengo Kuma, é “um exemplo de resistência, é um projeto muito portuense”, caracteriza o arquiteto Diogo Brito, um dos fundadores do escritório do Porto, em entrevista ao Porto Canal.

Operação do metro reforçada para o jogo de Portugal no Estádio do Dragão

A Metro do Porto anunciou o reforço da operação da rede de transporte para o final de tarde desta sexta-feira devido ao jogo entre Portugal e a Polónia a contar paraos quartos de final da Liga das Nações, com apito inicial marcado para as 19h45, no Estádio do Dragão.

Incêndio deflagra em cozinha de apartamento no bairro Pinheiro Torres

Um incêndio deflagrou numa cozinha de um apartamento no bairro Pinheiro Torres, no Porto.