Há luz ao fundo do túnel. Metro já ligou estações da Galiza e do Carregal

Há luz ao fundo do túnel. Metro já ligou estações da Galiza e do Carregal
Foto: Metro do Porto
| Porto
Porto Canal

A Metro do Porto divulgou novas imagens dos trabalhos de construção da nova Linha Rosa, nas plataformas digitais. A empresa aponta que o túnel de ligação entre a futura estação da Galiza e a estação Hospital de Santo António, no Jardim do Carregal.

 
 
 
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Na mesma publicação anuncia-se que “continua a evoluir a escavação do túnel em direção à Casa da Música”.

Ainda na estação da Galiza, é referido que a laje de cobertura da estação já está pronta.

A Linha Rosa vai criar uma “via direta da Boavista à Baixa, ligando as linhas Azul, Vermelha, Verde, Violeta e Laranja, na Casa da Música, à Linha Amarela, na Estação de S. Bento. A Linha Rosa vai mudar as zonas da Galiza e do Hospital de Santo António, servindo pólos de saúde, ensino, cultura e artes, chegando, a walking distances, ao CMIN, ao Palácio de Cristal, a Miguel Bombarda e às Faculdades do Campo Alegre”, refere a Metro no seu ‘website’.

As novas estações têm assinatura de dois prémios Pritzker (considerado o Nobel da Arquitetura), todas as estações vão ser da autoria de Eduardo Souto de Moura, sendo que a de São Bento é assinada em parceria com Álvaro Siza Vieira.

A conclusão da empreitada de construção da linha Rosa, que ligará São Bento à Casa da Música, está prevista para julho de 2025 e a linha deverá entrar em funcionamento nesse verão, prevê a Metro do Porto.

As novas estações têm assinatura de dois prémios Pritzker (considerado o Nobel da Arquitetura), todas as estações vão ser da autoria de Eduardo Souto de Moura, sendo que a de São Bento é assinada em parceria com Álvaro Siza Vieira.

Com um custo total que ascende aos 304,7 milhões de euros, o projeto da Linha Rosa é financiado pelo POSEUR e pelo Fundo Ambiental.

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