Rui Barros: "Há qualquer coisa diferente no FC Porto”

Rui Barros: "Há qualquer coisa diferente no FC Porto”
| Desporto
Porto Canal

A poucos dias de o FC Porto celebrar o 131.º aniversário e o Museu festejar o 11. º, João Pinto e Rui Barros juntaram-se a Semedo e a Bandeirinha na visita à exposição temporária sobre os 25 anos do Penta, que termina no final de outubro.

Rodeado de elementos pertencentes a um período inédito do futebol português, o Eterno Capitão começou por esclarecer que “num clube como o FC Porto, sabe sempre bem ganhar”, “ainda para mais contribuir para um feito que, em Portugal, só este clube conseguiu como foi a conquista do Penta”. Para o lateral direito, tudo se resumiu a “trabalhar muito, ter grandes equipas e grandes treinadores”. Este será o segredo para no futuro as vitrines azuis e brancas continuarem a arrecadar troféus: “Para vencer ao longo dos anos, o FC Porto terá que ter boas equipas, bem orientadas, não só no banco como também à frente do clube”.

Rever as memórias de um sucesso sem igual é “um momento de orgulho e de satisfação” para Rui Barros, que participou nos cinco títulos conquistados entre 1994 e 1999. “Mais alegria” dá ainda que “nenhum clube em Portugal tenha ganho o Penta” depois desse período.A chave para este êxito e para os que se avizinham, na ótica do antigo craque, está intimamente ligada ao ADN do clube, que tem “qualquer coisa diferente”: “Só mesmo quem está cá e quem passa nas ruas vê a paixão que as pessoas têm por este clube. Os jogadores, quando chegam cá, já sabem o que é o FC Porto e por isso não adormecem, lutam por aquilo que sabem que as pessoas lá fora também vão exigir. Por isso é um clube ganhador e vai continuar a ser”.

João Pinto
“Num clube como o FC Porto, sabe sempre bem ganhar. Ainda para mais contribuir para um feito que, em Portugal, só este clube conseguiu como foi a conquista do Penta. Sabíamos que para ganhar teríamos que trabalhar muito, ter grandes equipas e grandes treinadores. Será sempre assim. Para vencer ao longo dos anos, o FC Porto terá que ter boas equipas, bem orientadas, não só no banco como também à frente do clube. Só a pensar dessa forma é que poderá continuar na conquista de êxitos e de muitos títulos. Lembro-me de um episódio em que o Zorbi, quando chegou aqui, foi buscar o equipamento para treinar e vinha com pitões de borracha e sem caneleiras. Eu virei-me para ele e disse: ‘olha que isto aqui não é assim, espera aí um bocadinho e vais ver como eu vou levar’. Quando ele viu as minhas botas com pitões enormes de alumínio e as caneleiras quase até ao joelho também foi mudar. São coisas como essas que fizeram com que o FC Porto lutasse de igual para igual com os mais diretos adversários.”

Rui Barros
“É um momento de orgulho e de satisfação. Quando se gosta do clube e se nasceu para isto, quando se nasceu azul e branco, dá realmente ainda mais alegria que ao fim destes anos nenhum clube em Portugal tenha ganho o Penta e isso deve ser uma satisfação para todos, não só para mim que ganhei os cinco anos. Mesmo quando eu saí para o estrangeiro falavam do FC Porto, da maneira como vivemos o futebol, não só os jogadores, mas em termos de massa associativa. As pessoas ficam admiradas como um clube como o FC Porto conseguiu ganhar os títulos que conquistou, a nível internacional, nacional, tudo. Por isso há qualquer coisa diferente. Só mesmo quem está cá e quem passa nas ruas vê a paixão que as pessoas têm por este clube. Os jogadores, quando chegam cá, já sabem o que é o FC Porto e por isso não adormecem, lutam por aquilo que sabem que as pessoas lá fora também vão exigir. Por isso é um clube ganhador e vai continuar a ser, espero por muitos e muitos anos.”

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".