Gonçalo Ribeiro: “A dedicação e o foco são essenciais, tanto no futebol como na escola”

Gonçalo Ribeiro: “A dedicação e o foco são essenciais, tanto no futebol como na escola”
| Desporto
Porto Canal

Esta segunda-feira foi dia de Gonçalo Borges e Gonçalo Ribeiro regressarem a uma casa que bem conhecem. Os dois jogadores do plantel principal do FC Porto partilharam memórias sobre o percurso escolar no Colégio Júlio Dinis e deixaram conselhos à plateia composta por atletas das camadas jovens do clube que estudam naquela instituição, uma iniciativa inédita a pensar no presente e futuro do ouro da casa.

Para Gonçalo Ribeiro, que só abandonou o colégio há um ano e ainda tinha colegas entre os ouvintes, “foi muito especial” voltar ao local onde se formou e foi “feliz”. “Gostei muito de ter esta palestra para passar o que senti quando estive cá e para eles aprenderam um pouco comigo”, afirmou ainda o guarda-redes antes de confessar que a disciplina em que teve mais dificuldades foi “o português”.

Gonçalo Borges começou por elogiar “as pessoas” que fazem daquele estabelecimento de ensino uma referência e salientar que é agradável “ver caras familiares” que o “acolheram tão bem e ajudaram no processo de crescimento enquanto homem”. Na palestra, o extremo partilhou “dores, tristezas, alegrias e que é importante aliar a escolaridade à nossa vida porque dá uma visão diferente do que é o futebol”.

No final, José Tavares, diretor da formação, alertou os mais novos para o privilégio que têm em frequentar “duas das melhores entidades a nível nacional” e foi claro sobre o caminho a seguir no futuro: “Educação, dedicação e compromisso são os pilares fundamentais para serem jogadores à Porto. Têm aqui dois exemplos de que é possível chegarem à equipa principal”.

Gonçalo Ribeiro
“Para mim foi muito especial voltar ao Colégio. Saí de cá há pouco tempo, mas é sempre bom voltar a uma casa onde fui feliz. Gostei muito de ter esta palestra para passar o que senti quando estive cá e para eles aprenderam um pouco comigo. A disciplina que me dava mais dores de cabeça era o português. A dedicação e o foco são essenciais, tanto no futebol como na escola. É a mensagem mais importante.”

Gonçalo Borges
“Quando vinham os jogadores, era um motivo de alegria. É muito bonito regressar ao Colégio Júlio Dinis. Mudaram a localização, mas não se trata do sítio e sim das pessoas. É especial vir aqui, ver caras familiares que me acolheram tão bem e me ajudaram no processo de crescimento enquanto homem. É bom partilhar com estes rapazes dores, tristezas, alegrias e que é importante aliar a escolaridade à nossa vida porque dá uma visão diferente do que é o futebol. A disciplina que mais trabalho me deu foi geografia, não gostava. Sonhar dá direção a tudo o resto na nossa vida.”

 

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo frente ao Vitória SC

A equipa de andebol do FC Porto visita o reduto do Vitória SC na ronda 12 do campeonato nacional. O encontro terá lugar às 15h00 de sábado no Pavilhão Unidade Vimaranense, em Guimarães (Porto Canal).

Erika Mercado: “Com o apoio dos adeptos temos mais força”

O Dragão Arena reabre portas esta terça-feira à noite para receber o embate da segunda ronda da Liga dos Campeões entre o FC Porto e as turcas do VakıfBank SK, seis vezes campeãs europeias, a partir das 20h30 (Porto Canal). Para Erika Mercado, a formação tetracampeã nacional tem de estar “muito forte mentalmente” para defrontar “uma equipa campeã mundial, com muitas atletas olímpicas” e “tentar elevar o clube a um patamar superior”. Depois das deslocações à Maia, a Milão e a Fiães, a internacional argentina conta com o apoio do público no regresso a casa para “dar a volta nos momentos mais complicados” e “ter mais força para sair por cima”.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.