Erika Mercado: “Com o apoio dos adeptos temos mais força”

Erika Mercado: “Com o apoio dos adeptos temos mais força”
| Desporto
Porto Canal

O Dragão Arena reabre portas esta terça-feira à noite para receber o embate da segunda ronda da Liga dos Campeões entre o FC Porto e as turcas do VakıfBank SK, seis vezes campeãs europeias, a partir das 20h30 (Porto Canal). Para Erika Mercado, a formação tetracampeã nacional tem de estar “muito forte mentalmente” para defrontar “uma equipa campeã mundial, com muitas atletas olímpicas” e “tentar elevar o clube a um patamar superior”. Depois das deslocações à Maia, a Milão e a Fiães, a internacional argentina conta com o apoio do público no regresso a casa para “dar a volta nos momentos mais complicados” e “ter mais força para sair por cima”.

Adversário à altura
“É uma equipa muito forte, campeã mundial, tem muitas atletas olímpicas, eu acredito que vai ser um jogo que nos vai deixar com os pés bem assentes no chão. Temos de estar muito fortes mentalmente, não só para o jogo, mas também para enfrentar o pós-jogo. Vamos tentar ganhar e jogar com o coração para demonstrar aos nossos adeptos e a nós próprias que conseguimos. Também podemos ter um resultado negativo, por isso precisamos de estar muito fortes mentalmente para jogarmos da melhor forma e tentarmos elevar o nosso clube a um patamar superior.”

Ainda o Vero Volley
“O segundo set foi uma forma de dizermos que apesar de reconhecermos que o adversário é forte, estamos aqui e tudo faremos para deixar o clube bem posicionado. Os resultados serão aquilo que tiverem de ser. A equipa está a treinar duas vezes por dia, todos os dias, sem descanso, desde o fisioterapeuta à nutricionista, estamos todos com a cabeça nesta competição e também no campeonato nacional, para não tropeçarmos, mas caso isso aconteça, temos a responsabilidade de nos levantarmos com muita mais força. Espero que depois da experiência em Itália possamos recuperar o que fizemos no segundo set e tentar fazer ainda mais neste jogo.”

Fator casa
“Com a ajuda do público acredito que seja mais fácil dar a volta nos momentos mais complicados, sendo que aqui contamos com o apoio dos nossos adeptos. Neste jogo, em casa, com as bancadas do nosso lado, vamos ter mais força para sair por cima e, nos momentos em que precisamos de mais energia, vamos buscá-la às pessoas para ganhar o set.”

Primeiros passos na Champions
“Temos consciência de que as nossas adversárias são muito fortes, são campeãs olímpicas e mundiais, mas temos de apresentar a nossa melhor versão e logo veremos como corre. Com a equipa mais consolidada também poderíamos fazer melhores resultados, mas este torneio vai ajudar-nos nesse processo. Claro que vai haver momentos em que a equipa poderá ir abaixo, mas acredito que vamos fazer um bom trabalho.”

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Unidade e vitória”

Na Visão do Presidente da mais recente revista Dragões, já disponível em formato digital, André Villas-Boas recorda o passado 23 de novembro como “mais um dia de grande significado na vida do FC Porto” e como “uma jornada que, por todos os motivos, fica inscrita na história do clube”. “Como nem todos tiveram oportunidade de marcar presença” na Assembleia Geral que decorreu no Dragão Arena, o dirigente considera “da maior utilidade destacar alguns aspetos cuja partilha é um reforço do orgulho em ser portista”.

Vítor Bruno: “O único desafio lançado aos jogadores foi ganhar”

Face à derrota do Sporting em Moreira de Cónegos, o FC Porto já sabe que um triunfo em Famalicão permite igualar os lisboetas na liderança do campeonato, mas do outro lado está um adversário que acabou de mudar de treinador e que gera “uma grande dose de incerteza”. No lançamento do encontro relativo à 13.ª jornada, que se disputa este sábado (20h30, Sport TV) no Municipal de Famalicão, Vítor Bruno manifestou o desejo de ver o coletivo portista com “atitude competitiva e mentalidade ganhadora”, pois estes três pontos “são muito importantes para nossa luta”.

FC Porto: Já há adversários no Mundial de Clubes

O FC Porto ficou no Grupo A do Mundial de Clubes juntamente com Palmeiras (Brasil), Al Ahly (Egito) e Inter Miami (Estados Unidos), ditou o sorteio realizado nesta quinta-feira em Miami, nos Estados Unidos. Curiosamente, o papel com o nome do FC Porto foi tirado por Teófilo Cubillas, um ex-futebolista peruano que marcou 66 golos em 110 jogos de Dragão ao peito, entre 1973 e 1977.