Diogo Costa: "Se faço a diferença, é porque trabalho imenso"

Diogo Costa: "Se faço a diferença, é porque trabalho imenso"
| Desporto
Porto Canal

A revista Dragões de setembro já está disponível no formato digital e traz em destaque uma entrevista a Diogo Costa, um “portista do Norte” que capitaneia com mestria o plantel principal do FC Porto aos 25 anos e sabe “que a perfeição não existe”, mas insiste em “andar perto dela”.

“Estamos sempre a aprender e nunca considero que estou no meu melhor”, diz ainda o guarda-redes mais valioso do mundo no Transfermarkt e um dos nomeados para o Troféu Yashin que se destaca pela “frieza” e é, simultaneamente, um grande “fã de carros”: “É um hobby que tenho e de que gosto muito. Sempre fui um miúdo ligado ao desporto”.

Emocionado com “o melhor presente da vida”, o filho Tomás com quem passa “todo o tempo livre”, o camisola 99 – número que “só faz sentido continuar” a usar - assume que “pensar em ganhar não chega” e aponta à conquista da Liga Europa e do campeonato: “Somos um clube que vive de títulos e o vício de ganhar está no nosso ADN”.

Nehuen Pérez é o mais recente de 27 argentinos que já representaram o clube. Há quase 90 anos, Francisco Reboredo inaugurou esta contagem e Lucho González foi o que mais a abrilhantou, seja em títulos ou em fama. Foram 33 os troféus conquistados com a ajuda destes jogadores, que coloriram o coração dos portistas a azul-celeste.

O “orgulho e felicidade” por ser a primeira futebolista do clube são visíveis em Cláudia Lima. Tudo começou “por influência do pai, que gosta muito do FC Porto” e a guiou apesar da vontade distinta da mãe: “Ainda me tentou contrariar, inscreveu-me no ballet, mas nunca tive muito jeito. Ela falhou redondamente”.

“No recreio era o Deco” e no Dragão tenta recriar a “determinação” que vê em Vasco Sousa. Tudo para mostrar que “o futebol é para meninas” e com o intuito de ajudar uma equipa com “muita qualidade e talento” a ir mais adiante: “Confio que daqui a dois anos estaremos a lançar a equipa na Liga BPI”.

Definir André Castro como um jogador à Porto é algo a que todos os adeptos estão habituados, mas, para alguém que “desde pequeno” se sentava na bancada das Antas ainda antes de ser o capitão dos apanha-bolas, é “extraordinário”. Desde cedo a “fazer as coisas certas todos os dias ao invés de fazer as coisas bem num dia e relaxar nos outros”, conquistou a confiança dos treinadores e usou a braçadeira azul e branca, “um orgulho para a vida toda”.

“Com a fome de vencer” obrigatória para representar este clube, porque “há sempre algo ainda melhor para ganhar”, cumpriu “mais do que um sonho” com a chegada aos seniores, venceu seis títulos e saiu para beber conhecimento de novas experiências. De regresso para “ajudar jogadores mais jovens”, o médio que ficou “sempre ligado” ao FC Porto quer “jogar, marcar e ser o melhor, por isso esta camisola fica perfeita”.

No mais recente número da publicação oficial do clube, houve também espaço para recuperar a entrevista em que Cândido Costa elegeu o golo que mais o marcou, uma conversa em que também entraram José Mourinho, Jorge Costa, Deco, Drulović e Alenichev que antecede o destaque dado aos craques do pavilhão.

Na primeira entrevista desde que veste de azul e branco, Tanner Omlid elegeu Fernando Sá como “um dos melhores treinadores” com quem já trabalhou e mostrou-se convicto de que os colegas estão “100% preparados para lutar pelo campeonato”. Completada uma pré-época “diferente do habitual” por força do Mundial, é hora de Telmo Pinto e a restante equipa de hóquei em patins lutar “por todos os troféus”. Tudo começa com “uma boa resposta na Elite Cup e depois na Supertaça”, “dois títulos” na mira do camisola 5.

“Ganhar tudo” é também a meta de Sebastian Abrahamsson, guarda-redes do andebol que mudou de vida aos 34 anos para representar “um clube que ganhar muitas vezes” e no qual pretende conquistar “a Liga Europeia”. O sueco está “ansioso por ver o pavilhão cheio” tal como Sara Rohr, uma distribuidora canadiana que ambiciona cumprir o papel de “líder silenciosa” num “grupo fantástico” e está “muito feliz” com Miguel Coelho.

Na edição 454, há ainda espaço para as habituais breves, que dão sinais do intenso ritmo com que o clube viveu o nono mês do ano. A Dragões chegará brevemente às FC Porto Stores. Até lá, encontra-se disponível na versão digital. É fácil e gratuito.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo frente ao Vitória SC

A equipa de andebol do FC Porto visita o reduto do Vitória SC na ronda 12 do campeonato nacional. O encontro terá lugar às 15h00 de sábado no Pavilhão Unidade Vimaranense, em Guimarães (Porto Canal).

Erika Mercado: “Com o apoio dos adeptos temos mais força”

O Dragão Arena reabre portas esta terça-feira à noite para receber o embate da segunda ronda da Liga dos Campeões entre o FC Porto e as turcas do VakıfBank SK, seis vezes campeãs europeias, a partir das 20h30 (Porto Canal). Para Erika Mercado, a formação tetracampeã nacional tem de estar “muito forte mentalmente” para defrontar “uma equipa campeã mundial, com muitas atletas olímpicas” e “tentar elevar o clube a um patamar superior”. Depois das deslocações à Maia, a Milão e a Fiães, a internacional argentina conta com o apoio do público no regresso a casa para “dar a volta nos momentos mais complicados” e “ter mais força para sair por cima”.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.