Muralha Fernandina valorizada com sistema de iluminação “inteligente e sustentável”
Porto Canal/Agências
A Câmara do Porto concluiu a instalação de 239 novas luminárias Led e do sistema de controlo remoto e regulação de fluxo de iluminação no primeiro troço da Muralha Fernandina, situado na Batalha-Guindais, disse esta segunda-feira a autarquia.
Ver esta publicação no Instagram
Segundo publicação na sua página da Internet, o troço de fortificação agora intervencionado é um dos poucos remanescentes da antiga cintura de muralhas defensivas da cidade, cuja construção terminou no reinado de D. Fernando. “A empreitada, a cargo da empresa municipal Águas e Energia do Porto, teve como objetivo modernizar a iluminação do monumento, reforçar a rede elétrica nas zonas envolventes e melhorar a eficiência energética, a mobilidade e a segurança”.
A arquiteta responsável pelo projeto considera que "as características arquitetónicas da muralha passaram a ser valorizadas através da iluminação rasante das alvenarias" e que "a sua volumetria é salientada através de faces deixadas, propositadamente, em sombra, pondo em evidência as arestas abruptas dos torreões. Desde o adarve, a iluminação cumpre duas funções: a de evidenciar as ameias e merlões e a de iluminar o caminho de ronda da muralha".
Diana Del-Negro acrescenta que “toda a obra foi planeada para ser reversível e não danificar o património classificado. Além disso, os equipamentos possuem um sistema de controlo remoto, permitindo controlar os consumos energéticos e aumentar ou diminuir a quantidade de luz da muralha conforme as necessidades”.