Eduardo Vítor Rodrigues: “Bater-me-ei para que Marco Martins seja eleito” líder da nova empresa de transportes

Eduardo Vítor Rodrigues: “Bater-me-ei para que Marco Martins seja eleito” líder da nova empresa de transportes
Porto Canal
| Norte
Porto Canal

Eduardo Vítor Rodrigues, autarca de Vila Nova de Gaia e presidente da Área Metropolitana do Porto, falou esta sexta-feira sobre a notícia avançada pelo Porto Canal que Marco Martins vai ser o líder da nova empresa metropolitana de transportes.

Estando ainda sujeita a votação na próxima reunião formal do Conselho Metropolitano do Porto, Vítor Rodrigues afirmou no programa do Porto Canal ‘Cara e Coroa’ que não pode esconder que “Marco Martins, por todo o trabalho que tem feito até hoje, está na linha da frente e é aquele que reúne o consenso do Conselho Metropolitano do Porto para assumir esta responsabilidade”.

“Não é por ser socialista, por ser de Gondomar, não é por nada disso, é porque ele em concreto fez um trajeto ao longo dos últimos anos que toda a gente lhe reconhece trabalho a dois níveis altamente especializados, que é a Proteção Civil e precisamente a área dos transportes”, disse o presidente da Câmara de Gaia.

“Francamente, acho que é muito justo”, disse ainda Vítor Rodrigues, confessando que “pessoalmente, bater-me-ei para que ele seja eleito na reunião do Conselho Metropolitano do Porto na próxima semana”.

Conforme apurou e noticiou em primeira mão o Porto Canal, o nome do edil de Gondomar foi indicado para o cargo pelo Partido Socialista (PS), numa reunião informal, realizada esta sexta-feira, tendo sido apoiado de forma unânime pelos outros municípios

Eduardo Vítor Rodrigues confirmou a reunião, afirmando que “a perceção que todos ficamos da nossa reunião hoje é que o Marco Martins tem as condições para ser líder da nova empresa de transportes, condições essas não só reconhecidas por todos os autarcas do PS como do PSD e pelo presidente da Câmara do Porto Rui Moreira”.

O autarca socialista afirmou ainda que “esta unanimidade a que chegamos mostra a competência a nível pessoal e a nível técnico do Marco Martins”.

A Marco Martins vão juntar-se ainda dois administradores cujos nomes não foram ainda revelados. De acordo com informações avançadas em exclusivo ao Porto Canal, o Presidente da Assembleia Geral da nova empresa vai ser indicado pela Câmara Municipal do Porto.

Depois da eleição dos três administradores, o passo seguinte é criar a estrutura da empresa até dezembro. Nessa altura haverá mudanças na Câmara de Gondomar, devido à saída do atual presidente para assumir funções executivas na empresa que vai gerir os transportes os transportes da Área Metropolitana do Porto (AMP).

A criação da empresa metropolitana de transportes tem estado em discussão na AMP pelo menos desde 2020, defendida então pelo presidente Eduardo Vítor Rodrigues, mas só foi aprovada em novembro de 2023, um mês antes da entrada em operação da rede Unir.

Em abril deste ano, o Tribunal de Contas aprovou a constituição da sociedade da empresa metropolitana de transportes e mobilidade – Transportes Metropolitanos do Porto (TMP).

A nova empresa de transportes da AMP deverá contar com cerca de 60 trabalhadores, dos quais três administradores, de acordo com um estudo económico-financeiro a que a Lusa teve acesso.

A empresa deverá integrar as valências do TIP - Transportes Intermodais do Porto, o agrupamento complementar de empresas (ACE) que gere o sistema Andante (participado em igual percentagem - 33,3% - pela CP, Metro do Porto e STCP), e as competências da AMP em termos de mobilidade e transportes.

A constituição da TMP vai ainda implicar a criação de dois órgãos consultivos: o Conselho de Mobilidade Metropolitana e o Conselho Consultivo das Tecnologias para a Mobilidade.

O capital social da empresa será de dois milhões de euros, repartidos pelos 17 municípios da AMP.

+ notícias: Norte

Marco Martins deixa Câmara de Gondomar para liderar nova empresa metropolitana de transportes

O atual presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, vai deixar a autarquia até ao final do ano para assumir a liderança da nova empresa metropolitana de transportes.

Sete distritos sob aviso amarelo devido a aguaceiros e trovoada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou esta sexta-feira até às 21h00 o aviso amarelo devido a aguaceiros e trovoadas nos distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo, estendendo-o a Bragança, Vila Real e Viseu.

Ponte suspensa de Arouca reabre este sábado ao público

A ponte suspensa nos Passadiços do Paiva, a "516 Arouca", vai abrir ao público já este sábado, com a entrada a ser feita apenas pelo Pórtico de Alvarenga, avançou esta sexta-feira Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, ao Porto Canal, com a informação a ser confirmada entretanto das redes sociais da infraestrutura.