Aviões espanhóis continuam a ajudar Portugal para pôr um fim ao flagelo dos incêndios

Aviões espanhóis continuam a ajudar Portugal para pôr um fim ao flagelo dos incêndios
43grupo_ea
| Norte
Porto Canal com Lusa

Dois aviões espanhóis Canadair estiveram esta quarta-feira a auxiliar o combate às chamas em Sever do Vouga e em Aveiro. O Grupo 43 da Força Aérea Espanhola, que opera os aparelhos, divulgou imagens do combate ao fogo e uma mensagem de apoio a Portugal nas redes sociais.

“Os nossos corsários estão preparados para continuar a combater o incêndio pelo terceiro dia consecutivo, enquanto se aguardam melhores condições de visibilidade na zona do incêndio”, lê-se na nota partilhada.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)


Para além das aeronaves vindas de Espanha, também quatro aviões Canadair provenientes de Itália e França chegaram na passada terça-feira a Portugal para ajudar no combate aos incêndios, ao abrigo do pedido do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, e começam a operar ainda de tarde.

Os dois incêndios rurais que deflagraram no domingo no concelho de Sever do Vouga, distrito de Aveiro, estão esta manhã em “rescaldo e vigilância”, mas “ainda há muito trabalho pela frente”, segundo a Proteção Civil e o município.

Em declarações à Lusa, fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) explicou que o fogo que começou perto das 02h00 de domingo em Pessegueiro do Vouga entrou em resolução pelas 07h00 desta quinta-feira e o que foi registado a partir das 14h58 do mesmo dia em Sever do Vouga entrou em resolução às 03h07 desta quinta-feira.

À Lusa, o vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Paulo Nogueira, explicou que “o fogo já esta em rescaldo e vigilância, as condições climatéricas durante a noite ajudaram, mas ainda há muito trabalho para fazer”.

Na quarta-feira, cerca das 17h00, o presidente da Câmara de Sever do Vouga, Pedro Lobo, adiantou que o fogo já tinha consumido uma área florestal de cerca de sete mil hectares, causou danos em várias casas de primeira habitação e destruiu quatro empresas.

+ notícias: Norte

"A cidade agora ficou mais perto". Elevadores urbanos 'aproximam' moradores do centro de Vila Real 

Moradores do bairro dos Ferreiros disseram esta sexta-feira que se sentem mais perto do centro de Vila Real depois da entrada em funcionamento de um elevador que sobe à ponte metálica e que tornou a cidade mais acessível.

Restabelecida circulação na Linha do Minho em Valença após atropelamento mortal

A circulação ferroviária na Linha do Minho foi restabelecida às 17h55 em Valença, depois de ter sido cortada esta tarde devido a um atropelamento mortal em São Pedro da Torre, revelou fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Cineteatro da Feira encerra para obras

O Cineteatro António Lamoso está encerrado para obras até final do ano, para a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira melhorar a segurança e qualidade das condições de som, luz e cenografia da caixa de palco.