Sete concelhos do distrito do Porto em perigo máximo de incêndio

Sete concelhos do distrito do Porto em perigo máximo de incêndio
| Norte
Porto Canal / Agências

Sete concelhos do distrito do Porto estão, este domingo, em perigo máximo de incêndio. Em Gondomar, Trofa, Penafiel, Amarante, Marco de Canaveses, Baião e Paredes é proíbido fazer fogueiras, usar grelhadores ou fogareiros, bem como lançar foguetes, além de outras restrições. Com as mesmas restrições estão os concelhos de Felgueiras, Santo Tirso, Lousada e Paços de Ferreira, onde há perigo muito elevado de incêndio.

A nível nacional são mais de 90 os concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Porto, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Leiria estão este domingo em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou ainda em perigo muito elevado de incêndio cerca de 65 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Lisboa e Faro.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

As previsões meteorológicas para hoje são de céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade por nuvens altas na região Sul, em especial durante a tarde.
o vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, rodando para noroeste no litoral oeste durante a tarde, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas das regiões Norte e Centro a partir do final da tarde.

Prevê-se uma pequena subida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 35º Celsius em Évora e os 27º em Sagres.

+ notícias: Norte

Nuvem de fumo causada pelos incêndios continua a aumentar

Os incêndios florestais ativos em Portugal são visíveis no espaço. As imagens publicadas pela NASA, a agência espacial norte-americana, mostram uma extensa nuvem de fumo, que abrange quase toda a região Norte do país.

Bombeiro agredido por popular em Resende

Um bombeiro de Resende foi esta tarde agredido por um popular com um instrumento agrícola enquanto combatia um incêndio na Senhora do Viso, no concelho de Resende.

Fotógrafo de Arouca resgatou cabras e um pónei antes de fogo chegar ao passadiço

Um fotógrafo de Arouca foi à praia fluvial do Areínho ajudar um amigo a proteger das chamas o bar que funciona nesse extremo dos Passadiços do Paiva e acabou a resgatar animais numa quinta cujo dono não queria abandonar o local.