FC Porto entra no universo NFC
Porto Canal
Tecnologia contactless de última geração é o primeiro passo na revolução tecnológica do Clube.
O FC Porto será o primeiro clube português a adotar a tecnologia Near Field Communication (NFC) nos cartões de sócio físicos e digitais e, simultaneamente, em toda a infraestrutura dos recintos.
Ver esta publicação no Instagram
O novo ecossistema tecnológico de identificação e controlo de acessos coloca o FC Porto e o Estádio do Dragão, bem como os demais espaços do Clube, no mesmo patamar de alguns dos maiores emblemas da Europa, como o Liverpool ou o Paris Saint-Germain.
Escolhida com o propósito de proporcionar a máxima comodidade aos sócios, esta tecnologia de alta fiabilidade e segurança reduz substancialmente os erros de leitura no controlo de acessos, torna-se mais fácil de usar, é contactless, compatível com sistemas globais e permite a utilização dos mesmos dispositivos em diferentes setores de atividade - não só na entrada em recintos desportivos, como acontecia até agora.
Além disso, num futuro próximo, a tecnologia NFC permitirá realizar pagamentos online e offline, acumular saldo numa carteira digital em formato de conta corrente, transmitir dados em duplo sentido – aumentando a conectividade entre o FC Porto e os sócios - e rastrear informações com alta precisão, sempre em conformidade com as regras de proteção de dados e as política de privacidade já em vigor.
Também o controlo da transmissibilidade dos títulos de ingresso sairá reforçado com a adoção da nova tecnologia. Após terem sido identificados e reportados internamente, ao longo das últimas épocas, casos de uso abusivo e sistemático dos privilégios das categorias de associados menores, o Clube está fortemente comprometido em proteger o que tem de mais valioso: a condição de sócio do FC Porto.
A partir de agora, dando uso ao elevado potencial de parametrização do novo sistema, o Clube poderá detalhar o local, a data e a hora em que disponibiliza os títulos de ingresso aos respetivos detentores, bem como garantir a identidade dos mesmos.
Cartão digital funciona sem rede
O cartão de sócio do FC Porto passará a constar na carteira digital dos utilizadores (Apple Wallet, em iOS, ou Google Wallet, em Android), que poderão transportá-lo para todo o lado no respetivo smartphone, e operá-lo online ou offline através da tecnologia NFC, tal como o cartão físico.
Apostado em facilitar a vida dos Dragões de corpo e alma, o FC Porto decidiu dar um passo em frente e posicionar-se na vanguarda do panorama desportivo nacional.