Força Aérea adquire mais três helicópteros para combate aos incêndios

Força Aérea adquire mais três helicópteros para combate aos incêndios
| País
Porto Canal/Agências

A Força Aérea adquiriu mais três helicópteros bombardeiros médios, estando a entrega dos dois primeiros prevista para 2025 e o terceiro para 2026, anunciou esta sexta-feira aquele ramo das Forças Armadas.

Em comunicado, a Força Aérea adianta ter assinado em 06 de setembro o contrato de aquisição para mais três helicópteros bombardeiros médios Sikorski UH-60 Black Hawk, adquiridos à empresa Ace Aeronautics, LLC., através de concurso público.

Os três helicópteros são financiados em cerca de 81% por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

De acordo com a nota, estes três helicópteros vão integrar a capacidade própria do estado no combate a incêndios rurais, juntando-se aos seis anteriormente adquiridos, dois dos quais já entregues à Força Aérea, aumentando assim a frota para nove.

O contrato agora assinado inclui ainda a formação para seis pilotos e 18 mecânicos.

“O helicóptero UH-60 Black Hawk, destinado ao combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno, permite o transporte de uma equipa de 12 bombeiros totalmente equipados e capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada”, refere a Força Aérea, acrescentando que este tem autonomia de voo de 02:30.

A Força Aérea adianta também que até 2026 as tripulações responsáveis por operar o UH-60 Black Hawk passarão por uma fase muito rigorosa de treino.

Na nota, a Força Aérea lembra que, em 2018, o Governo transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do estado para a missão de combate a incêndios rurais.

“Neste seguimento, foram assinados contratos de aquisição para dois AW119 Koala, destinados à vigilância e de projeção de forças no terreno, e seis UH-60 Black Hawk”, é referido no comunicado.

No final de 2023, foram entregues à Força Aérea dois AW119 Koala e dois primeiros UH-60 Black Hawk, estes últimos entregues à Esquadra 551 – “Panteras”, sediada na Base Aérea N.º 8, em Ovar, prevendo-se que os restantes quatro sejam entregues até 2025.

Segundo a Força Aérea, com este novo contrato agora assinado, aumenta para 11 os helicópteros a serem operados pela Força Aérea, nomeadamente dois AW119 Koala e nove UH-60 Black Hawk.

“A estes juntam-se ainda os dois aviões bombardeiros pesados DHC-515 Firefighter, vulgo Canadair, adquiridos em julho deste ano com fundos comunitários do programa RescEU, a que acrescem verbas nacionais, prevendo-se a entrega do primeiro avião em 2029 e do segundo em 2030”, refere ainda a Força Aérea.

+ notícias: País

Renovação do Cartão de Cidadão já pode ser feita através da aplicação do Governo

A renovação do Cartão de Cidadão já pode ser feita através da aplicação gov.pt, que foi lançada em dezembro de 2024, anunciou esta quinta-feira a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.