Seis arguidos por alegados maus-tratos a idosos em acolhimentos ilegais em Lousada

Seis arguidos por alegados maus-tratos a idosos em acolhimentos ilegais em Lousada
| Norte
Porto Canal/Agências

Seis pessoas foram constituídas arguidas por alegados maus-tratos a pelo menos 20 idosos em casas de acolhimento não licenciadas em Lousada, no distrito do Porto, anunciou o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

“Há suspeitas da prática de crimes de maus-tratos a idosos, estando identificadas, até ao momento, pelo menos 20 vítimas”, indica o DCIAP, na sua página na Internet.

De acordo com informação, o inquérito teve origem em participações de familiares de ofendidos e de entidades hospitalares, no âmbito do qual foram esta quinta-feira realizadas 10 buscas para recolha de elementos de prova em casas de acolhimento não licenciadas naquele concelho.

Em causa estão, refere-se ainda, “algumas situações de agressões físicas, além da omissão de cuidados de higiene, de falta de alimentação ou de omissão da administração de medicação obrigatória e/ou adequada”.

O inquérito é dirigido pelo DCIAP, com coadjuvação da Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas de Penafiel.

Além de militares da GNR, participaram nas buscas elementos do Instituto de Segurança Social, seis médicos do Gabinete Médico-legal do Porto e três procuradoras da República.

+ notícias: Norte

Candidato à Casa do Douro Sérgio Soares abdica e é substituído por Manuela Alves

O candidato à direção da Casa do Douro Sérgio Soares abdicou da sua candidatura, sendo substituído pela segunda na lista A, Manuela Alves, confirmou o próprio à agência Lusa.

Bombeiros de Paredes vão construir creche para 46 crianças

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes abriu o concurso para a criação de uma creche com capacidade para 46 crianças, que foi publicado em Diário da República.

Motociclista em estado grave após acidente na A3 na Trofa

Um acidente entre um automóvel e uma moto na autoestrada 3 (A3), na Trofa, deixou o motociclista em estado grave, confirmou fonte da GNR ao Porto Canal.