André Villas-Boas: “Que daqui a alguns anos se sente uma mulher nesta cadeira de sonho”

André Villas-Boas: “Que daqui a alguns anos se sente uma mulher nesta cadeira de sonho”
| Desporto
Porto Canal

A Tribuna VIP do Estádio do Dragão recebeu o SIGA Women Leadership Forum, um evento dedicado à promoção da igualdade de género e da liderança feminina no desporto que teve André Villas-Boas como orador. O presidente do FC Porto discursou sobre “o papel fundamental da mulher no mundo e nas diferentes áreas de negócio”, recorrendo ao exemplo do clube que dirige para reforçar a importância de “corrigir anos de atraso” no que diz respeito ao “compromisso de garantir maior equidade entre os géneros”.

“Fecho esta intervenção com a formulação de um desejo: que daqui a alguns anos, na cadeira de sonho que hoje ocupo, se sente uma mulher portista que aqui estará honrando o nosso compromisso com a vitória e elevando o estatuto do FC Porto enquanto clube dos clubes”, declarou André Villas-Boas no encerramento do painel que incluía a Ministra da Juventude e da Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

Papel da mulher alvo de reflexão no Dragão
“É com enorme satisfação que recebemos este evento na nossa casa e espero que vocês sintam a alegria que é receber-vos num contexto de uma discussão esclarecida sobre um tema tão relevante para nós como o é o papel fundamental da mulher no mundo, no dia a dia, na sociedade e nas diferentes áreas de negócio, do comércio à saúde, da política ao desporto.”

O compromisso do clube
“O compromisso do FC Porto, para além de ser o anfitrião deste fórum, é estar aqui para participar na reflexão, partilhar o seu exemplo, mas sobretudo aprender e reforçar as nossas competências e melhorar nas áreas onde já intervimos. Áreas essas, nomeadamente a desportiva, onde o campo de divulgação é enorme e onde impera sobre nós um sentido de responsabilidade e de dever.”

O caminho rumo à paridade
“Deixo alguns números e informações que nos servem de exemplo e sobre os quais reflito. Eles implicam ainda mais responsabilidade, alimentam o nosso sentido de compromisso, animam-nos e são prova do benefício de trazer a liderança feminina para o seio da vida do clube. Nas modalidades, apenas 17% dos nossos atletas são do sexo feminino, um quadro de défice que estamos empenhados em corrigir, desde logo através da aposta em escalões de formação nas modalidades já existentes ou da introdução e do regresso de novas modalidades, que estão a ser estudadas com o compromisso de garantir maior equidade entre os géneros.”

O grande passo do futebol feminino
“Já esta época, e de uma vez só, corrigimos anos de atraso nesse posicionamento, constituindo três novos escalões de futebol feminino (sub-17, sub-19 e seniores). Desse movimento resultou a entrada de mais de 60 novas atletas no FC Porto, traduzido numa alegria e emoção contagiante e comovente, como aquela que sentimos ao bater o recorde de assistência num jogo de futebol feminino em Portugal, onde estiveram presentes mais de 31 mil pessoas. Sabemos a responsabilidade interna e externa que implica ter dado este passo e estamos a fazê-lo de forma sustentável. Responsabilidade interna porque os nossos sócios o exigiam e, quando exigem, exigem também um projeto ganhador. Responsabilidade externa porque, para além da lógica das realidades clubísticas naturais, somos uma instituição-bandeira que tem responsabilidades sociais e de cidadania corporativa perante a comunidade e a sociedade nos campos educativos e desportivos, nacional e internacionalmente.”

O exemplo vem de dentro
“Deslocando-nos para a análise das áreas dirigente e profissionais, observamos que o caminho para a paridade tem também uma expressão que merece ser referida: 47% dos quadros do Grupo FC Porto são mulheres. O Grupo FC Porto preconiza e mantém uma política de recursos humanos indistinta entre homens e mulheres, inteiramente respeitadora do princípio de tratamento igual e indiferenciado dos seus trabalhadores, independente do género. Também nas normas de ética e conduta presentes no nosso código de ética, a igualdade de tratamento e a política de não descriminação são publicamente assumidas. Este compromisso, assumido também ao nível da gestão de topo, revela uma preocupação formal com estas questões.”

Do dirigismo aos associados
“Ao nível do dirigismo, os passos também têm sido firmes, desde o compromisso assumido desde a campanha até à nossa eleição. Temos orgulho em dizer-vos que o Conselho Superior do FC Porto é composto por mulheres e homens em paridade. Isso tem tido um efeito extraordinário na aproximação ao universo de sócios e estamos esperançosos de que este passo sirva de exemplo para cativar ainda mais adeptas a tornarem-se associadas com o objetivo de transformar os atuais 35% de associadas femininas do FC Porto em paridade com os associados masculinos.”

O desejo de ter uma mulher como sucessora
“Fecho esta intervenção com a formulação de um desejo: que daqui a alguns anos, na cadeira de sonho que hoje ocupo, se sente uma mulher portista que aqui estará honrando o nosso compromisso com a vitória e elevando o estatuto do FC Porto enquanto clube dos clubes.”

+ notícias: Desporto

FC Porto: Bilhetes à venda para o jogo frente ao Hoffenheim

Já estão disponíveis os bilhetes para o duelo entre o FC Porto e o Hoffenheim marcado para as 20h00 do dia 24 de outubro, uma quinta-feira, no Estádio do Dragão (Sport TV5).

FC Porto: De volta ao Olival com 11 convidados especiais

O plantel principal do FC Porto regressou nesta quarta-feira ao trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde deu início à preparação para o jogo com o Sintrense (domingo, 20 de outubro, 17h00, Sport TV), no Estádio José Gomes, na Amadora, a contar para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

João Borges: “Queremos desenvolver a marca FC Porto em Cabo Verde”

Uma comitiva liderada por Carlos Monteiro, Ministro do Desporto de Cabo Verde, foi recebida no Estádio do Dragão por João Borges, vice-presidente do FC Porto e membro da Comissão Executiva da SAD. A visita institucional decorreu durante a manhã desta quarta-feira, incluiu uma passagem pelo Museu e teve como objetivo “promover o estabelecimento de parcerias e protocolos” capazes de reforçar a “forte ligação a África, a Cabo Verde e aos PALOP” que o clube tem “ao longo das últimas décadas”.