André Villas-Boas: “Que daqui a alguns anos se sente uma mulher nesta cadeira de sonho”

André Villas-Boas: “Que daqui a alguns anos se sente uma mulher nesta cadeira de sonho”
| Desporto
Porto Canal

A Tribuna VIP do Estádio do Dragão recebeu o SIGA Women Leadership Forum, um evento dedicado à promoção da igualdade de género e da liderança feminina no desporto que teve André Villas-Boas como orador. O presidente do FC Porto discursou sobre “o papel fundamental da mulher no mundo e nas diferentes áreas de negócio”, recorrendo ao exemplo do clube que dirige para reforçar a importância de “corrigir anos de atraso” no que diz respeito ao “compromisso de garantir maior equidade entre os géneros”.

“Fecho esta intervenção com a formulação de um desejo: que daqui a alguns anos, na cadeira de sonho que hoje ocupo, se sente uma mulher portista que aqui estará honrando o nosso compromisso com a vitória e elevando o estatuto do FC Porto enquanto clube dos clubes”, declarou André Villas-Boas no encerramento do painel que incluía a Ministra da Juventude e da Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

Papel da mulher alvo de reflexão no Dragão
“É com enorme satisfação que recebemos este evento na nossa casa e espero que vocês sintam a alegria que é receber-vos num contexto de uma discussão esclarecida sobre um tema tão relevante para nós como o é o papel fundamental da mulher no mundo, no dia a dia, na sociedade e nas diferentes áreas de negócio, do comércio à saúde, da política ao desporto.”

O compromisso do clube
“O compromisso do FC Porto, para além de ser o anfitrião deste fórum, é estar aqui para participar na reflexão, partilhar o seu exemplo, mas sobretudo aprender e reforçar as nossas competências e melhorar nas áreas onde já intervimos. Áreas essas, nomeadamente a desportiva, onde o campo de divulgação é enorme e onde impera sobre nós um sentido de responsabilidade e de dever.”

O caminho rumo à paridade
“Deixo alguns números e informações que nos servem de exemplo e sobre os quais reflito. Eles implicam ainda mais responsabilidade, alimentam o nosso sentido de compromisso, animam-nos e são prova do benefício de trazer a liderança feminina para o seio da vida do clube. Nas modalidades, apenas 17% dos nossos atletas são do sexo feminino, um quadro de défice que estamos empenhados em corrigir, desde logo através da aposta em escalões de formação nas modalidades já existentes ou da introdução e do regresso de novas modalidades, que estão a ser estudadas com o compromisso de garantir maior equidade entre os géneros.”

O grande passo do futebol feminino
“Já esta época, e de uma vez só, corrigimos anos de atraso nesse posicionamento, constituindo três novos escalões de futebol feminino (sub-17, sub-19 e seniores). Desse movimento resultou a entrada de mais de 60 novas atletas no FC Porto, traduzido numa alegria e emoção contagiante e comovente, como aquela que sentimos ao bater o recorde de assistência num jogo de futebol feminino em Portugal, onde estiveram presentes mais de 31 mil pessoas. Sabemos a responsabilidade interna e externa que implica ter dado este passo e estamos a fazê-lo de forma sustentável. Responsabilidade interna porque os nossos sócios o exigiam e, quando exigem, exigem também um projeto ganhador. Responsabilidade externa porque, para além da lógica das realidades clubísticas naturais, somos uma instituição-bandeira que tem responsabilidades sociais e de cidadania corporativa perante a comunidade e a sociedade nos campos educativos e desportivos, nacional e internacionalmente.”

O exemplo vem de dentro
“Deslocando-nos para a análise das áreas dirigente e profissionais, observamos que o caminho para a paridade tem também uma expressão que merece ser referida: 47% dos quadros do Grupo FC Porto são mulheres. O Grupo FC Porto preconiza e mantém uma política de recursos humanos indistinta entre homens e mulheres, inteiramente respeitadora do princípio de tratamento igual e indiferenciado dos seus trabalhadores, independente do género. Também nas normas de ética e conduta presentes no nosso código de ética, a igualdade de tratamento e a política de não descriminação são publicamente assumidas. Este compromisso, assumido também ao nível da gestão de topo, revela uma preocupação formal com estas questões.”

Do dirigismo aos associados
“Ao nível do dirigismo, os passos também têm sido firmes, desde o compromisso assumido desde a campanha até à nossa eleição. Temos orgulho em dizer-vos que o Conselho Superior do FC Porto é composto por mulheres e homens em paridade. Isso tem tido um efeito extraordinário na aproximação ao universo de sócios e estamos esperançosos de que este passo sirva de exemplo para cativar ainda mais adeptas a tornarem-se associadas com o objetivo de transformar os atuais 35% de associadas femininas do FC Porto em paridade com os associados masculinos.”

O desejo de ter uma mulher como sucessora
“Fecho esta intervenção com a formulação de um desejo: que daqui a alguns anos, na cadeira de sonho que hoje ocupo, se sente uma mulher portista que aqui estará honrando o nosso compromisso com a vitória e elevando o estatuto do FC Porto enquanto clube dos clubes.”

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Este tipo de jogos vale campeonatos”

Num “momento muito importante do campeonato”, o FC Porto regressa a Moreira de Cónegos (sábado, 20h30, Sport TV 1) para defrontar um adversário “idêntico” ao que já encontrou na Taça da Liga e na Taça de Portugal na 15.ª jornada, mas ciente de que “não há réplicas”. Acima de tudo, Vítor Bruno quer ver em campo jogadores “atentos” a uma equipa “muito bem montada e organizada com identidade muito própria” porque tem muita vontade de “ganhar” e subir à liderança do campeonato.

Bernardo Sousa: “Vamos entrar com tudo”

Após a breve contenda em Avanca, o FC Porto volta este sábado a Aveiro para iniciar o percurso na Taça de Portugal (18h00). Nos 16-avos de final, o Alavarium - sexto classificado da segunda fase da segunda divisão – é o adversário a bater e Bernardo Sousa, que se irá estrear na prova, espera “um jogo competitivo” em que os Dragões vão “entrar com tudo” e focados “em passar à fase seguinte”.

Luís Silva: “Acabar o ano em grande é acabar com uma vitória”

Depois do triunfo por 89-75 no Dragão Arena, no arranque do Grupo B da Taça Hugo dos Santos, o FC Porto volta a defrontar o Queluz (sábado, 20h30), desta vez em partida a contar para a 9.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. O jovem extremo Luís Silva acredita que “vai ser um jogo diferente”, mas os Dragões estão “preparados” para lutar “pela vitória” no derradeiro compromisso de 2024. O FC Porto é 2.º classificado, com 15 pontos, menos um do que o líder Benfica, enquanto o Queluz segue na 10.ª posição, com 10.