Paraíso dos artistas afrodescendentes e lusófonos arranca sexta-feira em Braga

Paraíso dos artistas afrodescendentes e lusófonos arranca sexta-feira em Braga
Foto: Theatro Circo
| Norte
Porto Canal/Agências

O líder africano Amílcar Cabral vai ser celebrado na edição do programa Paraíso que arranca sexta-feira em Braga, quando a música afrodescendente e lusófona vive um momento “muito especial”, segundo o curador do evento.

“Estamos a passar um momento muito frutífero e especial, muito bom em termos de música afrodescendente e lusófona”, disse Nuno Abreu, recordando que o Paraíso nasceu no ano passado e “a ideia é criar um momento, um lugar ideal para a nova música afrodescendente e as várias expressões artísticas afrodescendentes e lusófonas”.

E adiantou: “Nos festivais, nas plataformas digitais, os artistas mais ouvidos são também artistas afrodescendentes, da lusofonia”.

“Fez-nos sentido criar um momento, uma programação cultural em que estes artistas estivessem presentes e se mostrar em teatros”.

Este ano, em que se assinala o centenário do nascimento do líder africano Amílcar Cabral, o Paraíso escolheu uma panóplia de artistas e pensadores, como o criador cabo-verdiano Djam Neguin, que apresenta no Theatro Circo o seu mais recente espetáculo AMI.LCAR, uma performance inspirada na vida e obra de Cabral.

Nesta estreia em Portugal, o artista ficciona episódios da sua existência e ideologia emancipatória, anticolonial e ecológica, a partir do uso de dispositivos multimédia e da inteligência artificial, tensionando o real e o virtual, o humano e o pós-humano.

Compõem ainda o programa deste evento que celebra a música e as expressões artísticas afrodescendentes e lusófonas artistas como Soraia Ramos, Mynda Guevara e Berlok, bem como as Conversas do Paraíso, que nesta edição têm como tema Inovação e tradição na música lusófona.

E será apresentado o livro “Tribuna Negra: Origens do movimento negro em Portugal (1911–1933)”, com a presença de Cristina Roldão, José Pereira e Pedro Varela e moderação de Marisa Rodrigues, da edição BANTUMEN.

O Paraíso realiza-se sexta-feira e sábado na cidade de Braga, em vários pontos, como o Theatro Circo, o espaço gnration e a Livraria Centésima Página.

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Orçamento de 17,7 milhões da CIM do Alto Minho para 2026 terá 50% dedicado a despesa para transportes

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, “um aumento de cerca de 7% face a 2025”, com os transportes a representar cerca de 50% da despesa.