Metro do Porto divulga novas imagens da futura estação Liberdade-São Bento da Linha Rosa

Metro do Porto divulga novas imagens da futura estação Liberdade-São Bento da Linha Rosa
| Porto
Porto Canal

A Metro do Porto divulgou, esta quarta-feira, novas imagens da empreitada da Linha Rosa, na Praça da Liberdade e junto à Estação de S. Bento. De acordo com a empresa de transportes, a nova estação “em pleno coração do porto” está a “crescer a olhos vistos”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

No final de agosto, a nova estação da Liberdade-São Bento já se encontrava com 80% da escavação concluída e 60% da estrutura erguida. Segundo declarações prestadas ao Porto Canal por Pedro Lé Costa, engenheiro da Metro do Porto, nos próximos meses, estas fases estarão “finalizadas, permitindo o avanço para os acabamentos eletromecânicos".

"O nosso objetivo é libertar completamente a Avenida dos Aliados até ao Natal", afirmou Pedro Lé Costa, destacando a importância de desimpedir esta zona central antes do final do ano, com os trabalhos restantes a decorrerem abaixo do solo.

A conclusão da empreitada de construção da linha Rosa, que ligará São Bento à Casa da Música, está prevista para julho de 2025 e a linha deverá entrar em funcionamento nesse verão, prevê a Metro do Porto.

As novas estações têm assinatura de dois prémios Pritzker (considerado o Nobel da Arquitetura), todas as estações vão ser da autoria de Eduardo Souto de Moura, sendo que a de São Bento é assinada em parceria com Álvaro Siza Vieira.

Com um custo total que ascende aos 304,7 milhões de euros, o projeto da Linha Rosa é financiado pelo POSEUR e pelo Fundo Ambiental.

+ notícias: Porto

Plataforma elevatória já retira destroços no edifício que ardeu no centro do Porto

Os destroços provenientes do incêndio que destruiu uma pensão no centro do Porto já foram todos removidos da via pública, informou fonte da autarquia. No local, as equipas preparam-se para arrancar com os trabalhos de retirada dos destroços.

Federação Académica do Porto quer criar Estatuto de Estudante do Ensino Superior

A Federação Académica do Porto (FAP) anunciou esta quinta-feira a criação de um Estatuto do Estudante do Ensino Superior com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades no acesso e frequência àquele ensino bem como estabelecer os direitos e deveres dos alunos.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.